OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

Autores/as

  • Natanael Nunes Viçosi Christian Business School
  • Crislayne de Souza Ferreira
  • Arlete Alves dos Santos
  • Selma Maria Dias de Souza
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21885

Palabras clave:

Educação Inclusiva. Ensino-aprendizagem. Professores. TDAH.

Resumen

Ensinar alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) pode ser um verdadeiro desafio. Após uma ampla revisão da literatura, o presente artigo observou que não é que estes alunos não estejam dispostos a aprender, o fato é que seus cérebros não estão equipados para compreender os mesmos métodos de ensino implementados para alunos regulares. Os principais sintomas do TDAH como os problemas de impulsividade, desatenção e hiperatividade, podem ser confundidos com outros distúrbios e problemas médicos, incluindo dificuldades de aprendizagem e problemas emocionais. E, especificamente no campo educacional, este transtorno pode atrapalhar o desempenho das crianças nas atividades e a sua evolução na aprendizagem. Para além de informar o que é o TDAH, o que pode causá- lo, quais os sintomas e como apoiar as crianças com este tipo de transtorno, este artigo buscou descrever como deve ser o papel do professor que trabalha com crianças com este transtorno em sala de aula e quais são as mais adequadas abordagens e estratégias educacionais para o sucesso dessas crianças na escola, além de tratar do desafio que é a inclusão escolar desses estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Natanael Nunes Viçosi, Christian Business School

Graduado em Letras e Literatura, Especialização em: Didática e metodologia do Ensino Superior, Mestrando em ciências da educação pela Course of Christian Business School.

Crislayne de Souza Ferreira

Graduada Pedagogia, Especialização em Educação especial e inclusiva e neuropsicopedagogia institucional e clínica.

Arlete Alves dos Santos

Graduada em Letras, Especialização em Gestão escolar. 

Selma Maria Dias de Souza

Graduada em Letras, Especialização em Libras e psicopedagogia. 

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

PhD in Biology from UFPE. Coordinator of the Educational Sciences Course of Christian Business School. 

Publicado

2025-11-03

Cómo citar

Viçosi, N. N., Ferreira, C. de S., Santos, A. A. dos, Souza, S. M. D. de, & Coutinho, D. J. G. (2025). OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 46–60. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21885