EDUCAÇÃO, MEDIAÇÃO E JUSTIÇA: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PEDAGOGO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO

Autores/as

  • Maria Margaret Pereira de Souza Veni Creator Christian University
  • Rúbia Kátia Azevedo Montenegro Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21882

Palabras clave:

Relações interpessoais. Mediação. Pedagogia Jurídica.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição do pedagogo nas relações interpessoais no ambiente de trabalho dos Juizados Especiais da Fazenda Pública da capital pernambucana, no âmbito do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A pesquisa, de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa, fundamenta-se em autores da área da Pedagogia Jurídica, Educação Social e Direitos Humanos, buscando compreender o papel do pedagogo como agente de mediação, diálogo institucional e promoção de uma cultura de paz no contexto jurídico. A atuação desse profissional, historicamente associada ao ambiente escolar, tem se expandido para espaços não escolares, incluindo o sistema de justiça, onde sua intervenção se mostra essencial para o fortalecimento das práticas humanizadoras e da comunicação interpessoal entre servidores, jurisdicionados e demais atores institucionais. Os resultados indicam que o pedagogo contribui não apenas para a resolução de conflitos, mas também para a formação ética, a proteção integral de crianças e adolescentes e o desenvolvimento de competências socioemocionais no ambiente judicial. Conclui-se que sua inserção nos Juizados da Fazenda Pública representa um avanço na qualificação do serviço judiciário e no compromisso com uma justiça mais sensível, inclusiva e voltada à garantia dos direitos fundamentais.

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Biografía del autor/a

Maria Margaret Pereira de Souza, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Rúbia Kátia Azevedo Montenegro, Veni Creator Christian University

Professora Orientadora do Curso de Mestrado em Ciências da Educação pela, Veni Creator Christian University.

Publicado

2025-11-03

Cómo citar

Souza, M. M. P. de, & Montenegro, R. K. A. (2025). EDUCAÇÃO, MEDIAÇÃO E JUSTIÇA: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PEDAGOGO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 308–324. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21882