EDUCAÇÃO, MEDIAÇÃO E JUSTIÇA: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PEDAGOGO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21882Palabras clave:
Relações interpessoais. Mediação. Pedagogia Jurídica.Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição do pedagogo nas relações interpessoais no ambiente de trabalho dos Juizados Especiais da Fazenda Pública da capital pernambucana, no âmbito do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A pesquisa, de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa, fundamenta-se em autores da área da Pedagogia Jurídica, Educação Social e Direitos Humanos, buscando compreender o papel do pedagogo como agente de mediação, diálogo institucional e promoção de uma cultura de paz no contexto jurídico. A atuação desse profissional, historicamente associada ao ambiente escolar, tem se expandido para espaços não escolares, incluindo o sistema de justiça, onde sua intervenção se mostra essencial para o fortalecimento das práticas humanizadoras e da comunicação interpessoal entre servidores, jurisdicionados e demais atores institucionais. Os resultados indicam que o pedagogo contribui não apenas para a resolução de conflitos, mas também para a formação ética, a proteção integral de crianças e adolescentes e o desenvolvimento de competências socioemocionais no ambiente judicial. Conclui-se que sua inserção nos Juizados da Fazenda Pública representa um avanço na qualificação do serviço judiciário e no compromisso com uma justiça mais sensível, inclusiva e voltada à garantia dos direitos fundamentais.
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