EDUCAÇÃO DO CAMPO: OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21846Palabras clave:
Educação do Campo. EJA. Aprendizagem Significativa. Contextualização.Resumen
O presente estudo tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino do campo. Parte-se da compreensão de que esses sujeitos trazem consigo trajetórias sociais complexas, historicamente marcadas por processos de exclusão dos espaços formais de ensino. A pesquisa, de natureza qualitativa, fundamenta-se em revisão bibliográfica e em documentos legais e pedagógicos que orientam as práticas da EJA e da Educação do Campo. A análise evidencia que, para garantir o direito a uma educação de qualidade, torna-se indispensável que as propostas pedagógicas respeitem as especificidades socioculturais dos educandos do campo e valorizem os saberes produzidos em seus contextos de vida. Para a construção desta pesquisa recorre-se a um aporte teórico que tem por base autores que corroboram com o estudo, na qual, pode-se citar: Arroyo (2012), Caldart (2012), Freire (1996) e Molina (2014), dentre outros. Nesse sentido, reafirma-se a importância de práticas educativas contextualizadas, fundamentadas em uma pedagogia crítica e transformadora, capazes de promover aprendizagens significativas e emancipadoras. As reflexões apresentadas pretendem contribuir para o fortalecimento da formação docente e para a consolidação de políticas públicas voltadas à superação das desigualdades educacionais presentes nas realidades camponesas.
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