EDUCAÇÃO DO CAMPO: OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores/as

  • Aldenice Lira da Silva FASEC
  • Dayana Thayse de Moura Alves FAESC
  • Maria Aparecida Dantas Bezerra
  • Davi Libâneo de Mélo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21846

Palabras clave:

Educação do Campo. EJA. Aprendizagem Significativa. Contextualização.

Resumen

O presente estudo tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino do campo. Parte-se da compreensão de que esses sujeitos trazem consigo trajetórias sociais complexas, historicamente marcadas por processos de exclusão dos espaços formais de ensino. A pesquisa, de natureza qualitativa, fundamenta-se em revisão bibliográfica e em documentos legais e pedagógicos que orientam as práticas da EJA e da Educação do Campo. A análise evidencia que, para garantir o direito a uma educação de qualidade, torna-se indispensável que as propostas pedagógicas respeitem as especificidades socioculturais dos educandos do campo e valorizem os saberes produzidos em seus contextos de vida. Para a construção desta pesquisa recorre-se a um aporte teórico que tem por base autores que corroboram com o estudo, na qual, pode-se citar: Arroyo (2012), Caldart (2012), Freire (1996) e Molina (2014), dentre outros. Nesse sentido, reafirma-se a importância de práticas educativas contextualizadas, fundamentadas em uma pedagogia crítica e transformadora, capazes de promover aprendizagens significativas e emancipadoras. As reflexões apresentadas pretendem contribuir para o fortalecimento da formação docente e para a consolidação de políticas públicas voltadas à superação das desigualdades educacionais presentes nas realidades camponesas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aldenice Lira da Silva, FASEC

Licenciatura em pedagogia pela Faculdade de Escada- FAESC.

Dayana Thayse de Moura Alves, FAESC

Licenciatura em pedagogia pela Faculdade da Escada-FAESC.

Maria Aparecida Dantas Bezerra

Orientadora. Dra.

Davi Libâneo de Mélo

Coorientador. Dr.

Publicado

2025-11-04

Cómo citar

Silva, A. L. da, Alves, D. T. de M., Bezerra, M. A. D., & Mélo, D. L. de. (2025). EDUCAÇÃO DO CAMPO: OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 398–412. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21846