EDUCAÇÃO MULTIMÍDIA: A APRENDIZAGEM NO RITMO DA ERA DIGITAL

Autores/as

  • Cleberson Cordeiro de Moura World University Ecumenical
  • Andresa Thais Teixeira Costa Faculdade Central de Minas
  • Douglas Mazer Must University
  • Fabiana Colli Zerbone Must University
  • Gilvan Marinho Rial Must University
  • Magaly Fernandes de Góe Must University
  • Sueldo Batista da Silva Must University
  • Thais Santos Costa Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21832

Palabras clave:

Recursos multimídias. Jogos digitais. Gamificação. Ambientes virtuais. Educação.

Resumen

O estudo investigou de que forma os recursos multimídias poderiam aproximar os alunos do conhecimento, tornando o processo de ensino e aprendizagem dinâmico, colaborativo e significativo. O objetivo geral consistiu em analisar como a utilização de jogos digitais, museus virtuais, práticas de gamificação e ambientes virtuais de aprendizagem contribuiu para a construção de experiências educativas alinhadas às demandas da era digital. O desenvolvimento do trabalho abordou a inserção da educação multimídia, a aprendizagem colaborativa, o ensino de conteúdos matemáticos mediados por tecnologias digitais e a gamificação como estratégia pedagógica. As considerações finais evidenciaram que os recursos multimídias favoreceram o protagonismo discente, estimularam a autonomia e potencializaram a construção coletiva do conhecimento. Concluiu-se que a pesquisa, de caráter exclusivamente bibliográfico, demonstrou a relevância da integração dessas ferramentas ao processo educativo, apontando também a necessidade de estudos complementares para aprofundar a análise de sua aplicação em diferentes contextos escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cleberson Cordeiro de Moura, World University Ecumenical

Doutorando em Ciências da Educação, World University Ecumenical(WUE).

Andresa Thais Teixeira Costa, Faculdade Central de Minas

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva, Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica Faculdade Central de Minas (FACEM).

Douglas Mazer, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Fabiana Colli Zerbone, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Gilvan Marinho Rial, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Magaly Fernandes de Góe, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Sueldo Batista da Silva, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Thais Santos Costa, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Publicado

2025-10-27

Cómo citar

Moura, C. C. de, Costa, A. T. T., Mazer, D., Zerbone, F. C., Rial, G. M., Góe, M. F. de, … Costa, T. S. (2025). EDUCAÇÃO MULTIMÍDIA: A APRENDIZAGEM NO RITMO DA ERA DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 4498–4504. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21832