A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID 19: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2165Palabras clave:
Modelos de ensino. Ensino aprendizagem. Meios tecnológicos.Resumen
Os impactos gerados pela pandemia do covid-19 nos anos de 2020 e 2021, fez com que o meio educacional mudasse todo o cenário do ensino, passando a atuar diretamente com o modelos de ensino aliados às plataformas digitais. A pergunta que norteou nossa pesquisa questiona: Será que os modelos de ensino trabalhados em contexto de aprendizagem de ambientes não formalizados, em que os alunos estudam online, é viável, como referencial de aprendizagem? Foi isso que nos propusemos investigar. Partindo de uma análise teórica e conceptual sobre os modelos de ensino, entendido enquanto concepção, organização e estruturação do processo de ensino aprendizagem, analisam-se as percepções que diferentes sujeitos têm acerca dos modelos de ensino que se realizam em contexto de aprendizagem online e em ambientes não formalizados. Os dados empíricos provêm da aplicação de questionários distribuídos online e da realização de entrevistas semiestruturadas. Foram inquiridas 31 pessoas e entrevistadas 4, todas adultas com um perfil acadêmico diverso. Conclui-se o modelo de ensino hibrido é uma opção que necessita de estrutura, preparação e acompanhamento dos profissionais de ensino. E muitos são os esforços já percorridos, mas os dados revelam a necessidade de atenção especial aos elementos de referência para a leitura da construção de um projeto pedagógico voltado para a formação, mediação, autonomia, comprometimento, e estruturação na qualidade do ensino.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY