ANÁLISE ESTATÍSTICA IMPLICATIVA E COESITIVA DO PERFIL DOCENTE E DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA

Autores

  • Renata Araújo Jatobá de Oliveira Université Lumière Lyon 2

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2163

Palavras-chave:

Gestão da avaliação. Gestão do ensino da leitura e da escrita. Heterogeneidade. Perfil docente. Desenvolvimento profissional.

Resumo

O presente estudo analisou as concepções docentes sobre o ensino da leitura e da escrita a partir da Análise Estatística Implicativa e Coesitiva - ASI – CHIC, o método estatístico de leitura de dados multidimensional do software CHIC - Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesitiva. Assim, analisamos as falas dos professores participantes do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) – Brasil, relacionado ao tratamento sobre a prática heterogênea do ensino da leitura e da escrita, nas turmas dos três anos do Ciclo de Alfabetização. O estudo possibilitou refletir que as elaborações dos estilos profissionais a partir das orientações oficiais. O método estatístico de leitura de dados CHIC evidenciou a cultura pedagógica específica das professoras no ensino da leitura e da escrita. Percebemos, ainda, que as práticas relatadas pelas professoras revelam a capacidade delas em planejar o ensino e a avaliação de forma articulada a tal ponto que não precisam usar instrumentos avaliativos formais no dia a dia.

Biografia do Autor

Renata Araújo Jatobá de Oliveira , Université Lumière Lyon 2

 Doutora em Ciências da Educação pela Université Lumière Lyon 2 na França. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil. Professora Adjunta do Centro Universitário da Vitória de Santo Antão (UNIVISA). Consultora Educacional dos Programas Alfagestar e CRIATIVE-Lar. Palestrante do grupo Papo_Educa . Recife/Pernambuco E-mail: renata_jatoba@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2354-0088

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Oliveira , R. A. J. de . (2021). ANÁLISE ESTATÍSTICA IMPLICATIVA E COESITIVA DO PERFIL DOCENTE E DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 01–33. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2163