OS CAMINHOS INCERTOS E OS ENTRAVES NA CONSOLIDAÇÃO DA IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

Autores/as

  • Elizângela das Chagas Lemos
  • Raquel Cássia Domingues Morato

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.2161

Palabras clave:

Entraves. Identidade profissional. Coordenador pedagógico.

Resumen

Este trabalho teve como tema os caminhos incertos e os entraves na consolidação da identidade do coordenador pedagógico, objetivando identificar os entraves e as incertezas no processo de reconhecimento da identidade do coordenador. As diligências acerca deste tema surgiam ao perceber que a identidade desse profissional é, constantemente, limitada no âmbito escolar. Em muitos casos, percebe-se que o coordenador pedagógico é o centro de críticas no contexto escolar diante do processo atribulados, ou seja, sempre age de forma urgente do que ser/fazer pedagógico que perpassa nas indecisões das suas reais colaborações. Como ponto de reflexão, partimos da conjectura sobre a construção da identidade profissional do coordenador pedagógico. Com este objetivo, o primeiro item analisa os entraves no reconhecimento da identidade profissional. O segundo apresenta a pesquisa sobre os desafios de um profissional em construção. O terceiro apresenta a prática pedagógica na atuação do coordenador.  Para o desenvolvimento deste ensaio optou-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, cujo autores referendaram significativamente, e os entraves e incertezas sobre a consolidação da identidade profissional, os desafios e as práticas do coordenador pedagógico.

Publicado

2021-06-30

Cómo citar

Lemos, E. das C. ., & Morato, R. C. D. . (2021). OS CAMINHOS INCERTOS E OS ENTRAVES NA CONSOLIDAÇÃO DA IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 1310–1319. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.2161