MODELOS CONTRASTANTES E COMPLEMENTARES DE ENCARAR OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Magno Pinto de Oliveira UNIASSELVI
  • Diene da Silva Lopes UNIASSELVI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21516

Palabras clave:

Educação. Ensino-aprendizagem. Modelos pedagógicos.

Resumen

O presente trabalho pretende apresentar modelos contrastantes e complementares de encarar os desafios contemporâneos da educação, na tentativa de fornecer novos meios de práticas e visões educacionais capazes de abarcar um fenômeno tão complexo quanto o processo de ensino-aprendizagem e seu entorno frente às demandas de etiologia contemporânea decorrente das transformações ocorridas na sociedade ao longo do tempo. As mudanças nos padrões comportamentais, sociais e a incorporação de novos modos e práticas culturais que juntos resultam em transformações efetivas nas formas de ensinar e aprender, requerem modificações nos padrões de ensino e novas práticas educacionais qualificadas para atender as novas demandas e fornecer respostas funcionais. A exploração e exposição de tal temática se faz necessária e fundamental, vistas as transformações acumuladas ao longo do tempo e as novas demandas da sociedade neste contexto. Para abordar a problemática foi utilizado revisão sistemática de literatura, na busca por respostas e exposição da questão de debatida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Magno Pinto de Oliveira, UNIASSELVI

Graduado em Psicologia Universidade CEUMA (2015), especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto (2018), e pós-graduado em Neuropsicologia (2022) e Docência do Ensino Superior (2024) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI e Pós graduando em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e outras Neurodivergências pela Universidade São Judas Tadeu de São Paulo.

Diene da Silva Lopes, UNIASSELVI

Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI.

Publicado

2025-10-16

Cómo citar

Oliveira, M. P. de, & Lopes, D. da S. (2025). MODELOS CONTRASTANTES E COMPLEMENTARES DE ENCARAR OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2601–2612. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21516