COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO JURÍDICA: DESAFIOS E CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL NA PERSPECTIVA CONSTITUCIONAL

Autores/as

  • Katia Cristina Antunes Silva PUC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21434

Palabras clave:

Educação Jurídica. Competências Socioemocionais. Interdisciplinaridade. Direitos Humanos. Metodologias Ativas.

Resumen

Este artigo analisa a importância da incorporação das competências socioemocionais na formação jurídica, à luz dos fundamentos constitucionais brasileiros, como a dignidade da pessoa humana, o pluralismo e a educação integral. A pesquisa discute os desafios da formação tradicional nos cursos de Direito, centrada na transmissão de conteúdos técnicos e normativos, e a necessidade de repensar o currículo, incorporando metodologias ativas e interdisciplinares. O estudo destaca os benefícios de um modelo de ensino jurídico que favoreça o desenvolvimento ético, crítico e emocional dos estudantes, formando profissionais mais capacitados para enfrentar as complexidades da prática jurídica contemporânea.

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Biografía del autor/a

Katia Cristina Antunes Silva, PUC

Mestranda em Direito Comercial. PUC, SP.

Publicado

2025-10-13

Cómo citar

Silva, K. C. A. (2025). COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO JURÍDICA: DESAFIOS E CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL NA PERSPECTIVA CONSTITUCIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 1734–1752. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21434