ACOMODAÇÕES PARA ESTUDANTES COM TDAH NO ENEM: DESAFIOS, AVANÇOS E PERSPECTIVAS PARA A PROMOÇÃO DA EQUIDADE EDUCACIONAL

Autores/as

  • Fabiana Carla Canuto Souto Maior Lemos Veni Creator Christian University
  • Rúbia Kátia Azevedo Montenegro Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21413

Palabras clave:

Inclusão educacional. Acomodações. Políticas públicas.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar os desafios e propor melhorias nas acomodações destinadas a candidatos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com base em dados estatísticos oficiais e fundamentação teórica especializada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, sustentada por autores como Barkley (2015), Silva e Andrade (2019), Lima et al. (2021) e Oliveira (2022), além de documentos legais e institucionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Ministério da Educação (MEC). A análise dos dados da edição de 2023 do ENEM evidencia um crescimento significativo na demanda por acomodações, especialmente por parte de candidatos com TDAH, representando 35,9% das solicitações aprovadas. Entre os principais entraves observados estão a burocracia no processo de solicitação, a ausência de formação adequada dos aplicadores, a desigualdade regional e a falta de informação sobre os direitos dos estudantes. Os resultados indicam que, embora haja avanços legais e institucionais, a efetivação das acomodações ainda enfrenta obstáculos estruturais. Conclui-se que a promoção de um ambiente avaliativo equitativo requer ações integradas entre os setores da educação, saúde e assistência social, além de investimentos em capacitação, infraestrutura e políticas informativas. O estudo contribui para o debate sobre inclusão educacional, reforçando a importância de garantir condições justas de acesso ao ensino superior. Futuras pesquisas empíricas podem aprofundar a análise das experiências vivenciadas pelos candidatos com TDAH durante o processo avaliativo.

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Biografía del autor/a

Fabiana Carla Canuto Souto Maior Lemos, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Rúbia Kátia Azevedo Montenegro, Veni Creator Christian University

Professora orientadora do Curso de Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Publicado

2025-10-16

Cómo citar

Lemos, F. C. C. S. M., & Montenegro, R. K. A. (2025). ACOMODAÇÕES PARA ESTUDANTES COM TDAH NO ENEM: DESAFIOS, AVANÇOS E PERSPECTIVAS PARA A PROMOÇÃO DA EQUIDADE EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2656–2668. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21413