O PDCA E A CULTURA DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21313Palabras clave:
Autoavaliação. Gestão Escolar. PDCA. Planejamento. Avaliação Institucional. Educação Pública.Resumen
Esta pesquisa analisa a relação entre o ciclo PDCA e a consolidação da cultura da autoavaliação institucional no contexto das escolas públicas. O objetivo foi compreender de que maneira o PDCA pode estruturar práticas avaliativas contínuas e fortalecer a gestão democrática a partir da escuta, do planejamento participativo e da tomada de decisão com base em evidências. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com base em revisão bibliográfica de autores que discutem gestão educacional, avaliação institucional e planejamento estratégico. Os resultados indicam que o PDCA, ao organizar as etapas da gestão em lógica cíclica, potencializa a autoavaliação como ferramenta de formação, planejamento e transformação. A pesquisa destaca a importância de institucionalizar essa prática como parte da rotina escolar, garantindo tempo, formação e condições para que os sujeitos se envolvam no processo.
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