LITERATURA INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO: UMA REVISÃO NARRATIVA SOBRE LINGUAGEM, CULTURA E DESENVOLVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21250Palabras clave:
Literatura infantil. Alfabetização e desenvolvimento infantil.Resumen
Este artigo apresenta uma revisão narrativa a partir da leitura de livros que trazem a literatura infantil para crianças de quatro e cinco anos. Essa pesquisa tem como foco uma revisão narrativa acerca da literatura infantil. Os resultados evidenciam que a literatura infantil desempenha um papel importante no desenvolvimento integral das crianças, especialmente entre quatro e cinco anos, pois estimula a imaginação, a linguagem, a sensibilidade estética e prepara para a alfabetização de forma natural e prazerosa. Com base nas contribuições de Vygotsky, Piaget, Ferreiro e outros teóricos, compreende-se que a linguagem é um instrumento cultural essencial para organizar o pensamento e promover aprendizagens significativas. Nesse contexto, a criança em contato com livros de qualidade, histórias e ilustrações ricas amplia o repertório cognitivo e social fortalece sua relação com o mundo. A escola, aos professores e à família precisam garantir experiências literárias frequentes, lúdicas e acessíveis, assegurando às crianças o direito de aprender e se desenvolver plenamente. A literatura infantil é um instrumento cultural essencial para o desenvolvimento integral da criança, favorecendo a linguagem, imaginação e sensibilidade estética. Cabe à escola, professores e família garantir experiências literárias de qualidade que assegurem aprendizagens significativas e prazerosas.
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