EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESAFIO NA INCLUSÃO SOCIAL

Autores/as

  • Maicon Scapin Unopar Anhanguera

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21162

Palabras clave:

Inclusão social. Educação Física. Formação docente.

Resumen

Este estudo aborda o papel do esporte e da Educação Física como instrumentos de inclusão social e desenvolvimento humano, destacando os desafios e possibilidades dessa prática. No contexto atual, marcado por desigualdades e exclusões, o esporte emerge como uma ferramenta poderosa para promover autonomia, visibilidade e pertencimento, especialmente para grupos marginalizados. O objetivo foi analisar como práticas esportivas podem ser implementadas de forma inclusiva, considerando a formação dos profissionais de Educação Física como um fator essencial para superar barreiras culturais, metodológicas e estruturais. A relevância do tema está na necessidade de construir ambientes acolhedores que garantam acesso equitativo aos benefícios do esporte, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária. Os resultados apontam que a inclusão exige uma abordagem colaborativa, envolvendo educadores, gestores e políticas públicas, além de investimentos em formação docente e adaptação metodológica. Conclui-se que o esporte possui potencial transformador, mas sua efetividade depende de planejamento intencional e sensível às demandas da diversidade.

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Biografía del autor/a

Maicon Scapin, Unopar Anhanguera

Educação Física – Unopar Anhanguera, 2024

Publicado

2025-09-25

Cómo citar

Scapin, M. (2025). EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESAFIO NA INCLUSÃO SOCIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 3482–3496. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21162