O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CLASSES HOSPITALARES: REVISÃO TEÓRICA E RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Patrícia Lopes Ramos Públio Christian Business School
  • Camila Bianca Públio Christian Business School
  • Edilaine de Jesus Dias Rehder Christian Business School
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Christian Business School https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21152

Palabras clave:

Classe hospitalar. Tecnologias digitais. Direito à educação. Pedagogia hospitalar.

Resumen

Este artigo teve como objetivo examinar a utilização de tecnologias digitais na prática docente em classes hospitalares, sistematizando a documentação pedagógica de experiências vivenciadas por três professoras que atuam em classes hospitalares no município de Sorocaba/SP. Para alcançar esse objetivo, o estudo integrou uma revisão da literatura e a análise documental, abarcando os registros dos estudantes e professoras que incluíam ações, reflexões, planejamentos, relatórios individuais, planos pedagógicos e portfólios. Os resultados indicaram que o uso intencional e bem planejado das tecnologias digitais pode, ao ser implementado de forma processual nas sequências didáticas e em articulação intersetorial com a equipe multidisciplinar do hospital e os profissionais responsáveis pela escolarização dos estudantes (escola de origem), potencializar as experiências de ensino e aprendizagem. A diversidade de recursos não só estimula a aprendizagem, mas também promove a continuidade dos laços afetivos e de toda a documentação processual formativa. Também foram identificados diversos desafios, especialmente os estruturais, que interferem na aplicação curricular e comprometem o avanço do processo. Entre esses desafios, destacam-se a desigualdade social no acesso às tecnologias em casa, a necessidade de formação contínua para professores e gestores, e as questões éticas relacionadas à proteção de dados. A prática demonstrou que unidades modulares, planos de desenvolvimento educacional e portfólios híbridos são estratégias viáveis para lidar com a variabilidade clínica e evidenciar progressos, que podem ser comunicados às redes de ensino. Conclui-se que as tecnologias têm o potencial de assegurar o direito à educação em contextos de hospitalização pediátrica oncológica, desde que acompanhadas por políticas públicas de inclusão digital, formação docente contínua e protocolos claros de consentimento e gestão de dados, devendo essas iniciativas constituir um plano integrado entre os setores de saúde e educação.

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Biografía del autor/a

Patrícia Lopes Ramos Públio, Christian Business School

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Sorocaba; Pós -graduada em Educação Especial e Pedagogia Hospitalar; Mestra em Educação pela USFCAR – Universidade Federal de São Carlos; Doutoranda pela Christian Business School.

Camila Bianca Públio, Christian Business School

Graduada em Pedagogia pela Universidade de; Pós-graduada em Educação Especial e Pedagogia Hospitalar; Doutoranda pela Christian Business School.

Edilaine de Jesus Dias Rehder, Christian Business School

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Pós-graduada em Neuropsicopedagogia e Pedagogia Hospitalar; Mestra em Educação e Doutoranda pela Christian Business School.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador do mestrando em ciências da educação pela Christian Business School. Doutor em biologia pela UFPE.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Publicado

2025-09-18

Cómo citar

Públio, P. L. R., Públio, C. B., Rehder, E. de J. D., & Coutinho, D. J. G. (2025). O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CLASSES HOSPITALARES: REVISÃO TEÓRICA E RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2575–2588. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21152