LOGÍSTICA REVERSA DO PLÁSTICO NO CENTRO DE MANAUS: PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO

Autores/as

  • Vitor da Silva Moraes Amazonas Campus Manaus
  • José Luciano Rodrigues Alves Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21087

Palabras clave:

Logística reversa. Plástico. Manaus. Percepção. Resíduos sólidos.

Resumen

A Zona Franca de Manaus (ZFM) e, especificamente, o centro da cidade de Manaus, enfrentam desafios significativos na gestão de resíduos plásticos devido ao seu volume e impacto ambiental. A logística reversa é crucial para a sustentabilidade, promovendo a reinserção do plástico na cadeia produtiva. No entanto, a eficácia dessas iniciativas depende diretamente da percepção e conscientização da população. Este estudo investigou a percepção dos transeuntes do centro de Manaus sobre a importância da logística reversa do plástico. Por meio de um questionário simples aplicado a 50 indivíduos, utilizando uma escala Likert de 1 a 5, os resultados revelaram que a maioria dos entrevistados (90%) atribui alta ou muito alta importância à logística reversa do plástico, com 66% indicando "muito alta importância". Embora a conscientização seja elevada, o estudo aponta a necessidade de infraestrutura adequada, políticas públicas eficazes e campanhas de educação ambiental para converter essa percepção em ações práticas e fortalecer a economia circular na região.

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Biografía del autor/a

Vitor da Silva Moraes, Amazonas Campus Manaus

Graduando em tecnólogo em logística, Instituto federal de edução, ciência e tecnologia do Amazonas Campus Manaus distrito industrial. 

José Luciano Rodrigues Alves Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Professor orientador. Instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Amazonas - Campus Manaus distrito industrial.

Publicado

2025-09-16

Cómo citar

Moraes, V. da S., & Alves Neto, J. L. R. (2025). LOGÍSTICA REVERSA DO PLÁSTICO NO CENTRO DE MANAUS: PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2264–2277. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21087