AUTISMO E EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO

Autores/as

  • Ana Paula do Nascimento Christian Business School
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20975

Palabras clave:

Autismo. Inclusão Educacional. Estratégias Pedagógicas. Formação de Educadores.

Resumen

Este trabalho tem como foco a inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil, destacando as estratégias pedagógicas que se mostram eficazes nesse contexto. A pesquisa evidencia a importância de criar ambientes inclusivos desde os primeiros anos de vida, considerando os benefícios para todos os envolvidos no processo educacional. O estudo justifica a necessidade de compreender práticas que atendam adequadamente às especificidades do autismo, promovendo um atendimento que respeite as particularidades de cada criança. O principal objetivo da pesquisa é identificar estratégias pedagógicas promissoras para a inclusão dessas crianças no ambiente escolar. Para isso, a metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica que abrangeu diversas fontes acadêmicas. Entre os temas abordados estão a inclusão escolar, os desafios enfrentados, as adaptações necessárias, o uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), a importância da intervenção personalizada e a colaboração entre diferentes áreas profissionais. Além disso, o trabalho ressalta a necessidade de uma formação especializada para os educadores, apresentando abordagens e recursos que contribuem para a capacitação contínua dos profissionais envolvidos. Em sua totalidade, este estudo busca contribuir para a criação de ambientes educacionais cada vez mais inclusivos na Educação Infantil, oferecendo suporte a crianças com autismo e promovendo uma educação mais justa e acolhedora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula do Nascimento, Christian Business School

Pedagoga pela Universidade Estadual Vale do Acaraú;Psicopedagoga pela Faculdade Escritor Osman da Costa Lins_FACOL, Mestranda em ciências da educação pela Cristian Business School.CBS.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

Pedagoga pela Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA; Psicopedagoga pela Faculdade Escritor Osman da Costa Lins-FACOL; Mestra em Ciências da Educação pela Christian Business School título reconhecido pela Universidade Federal de Alagoas -UFAL; Doutora em Ciências da educação pela Christian Business School, título reconhecido pela Universidade Federal de Alagoas -UFAL. ​

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

PhD in Biology from UFPE. Coordinator of the Educational Sciences Course of Christian Business School. 

Publicado

2025-09-04

Cómo citar

Nascimento, A. P. do, Silva, R. I. P. da, & Coutinho, D. J. G. (2025). AUTISMO E EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 774–788. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20975