AUTISMO E EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20975Palabras clave:
Autismo. Inclusão Educacional. Estratégias Pedagógicas. Formação de Educadores.Resumen
Este trabalho tem como foco a inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil, destacando as estratégias pedagógicas que se mostram eficazes nesse contexto. A pesquisa evidencia a importância de criar ambientes inclusivos desde os primeiros anos de vida, considerando os benefícios para todos os envolvidos no processo educacional. O estudo justifica a necessidade de compreender práticas que atendam adequadamente às especificidades do autismo, promovendo um atendimento que respeite as particularidades de cada criança. O principal objetivo da pesquisa é identificar estratégias pedagógicas promissoras para a inclusão dessas crianças no ambiente escolar. Para isso, a metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica que abrangeu diversas fontes acadêmicas. Entre os temas abordados estão a inclusão escolar, os desafios enfrentados, as adaptações necessárias, o uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), a importância da intervenção personalizada e a colaboração entre diferentes áreas profissionais. Além disso, o trabalho ressalta a necessidade de uma formação especializada para os educadores, apresentando abordagens e recursos que contribuem para a capacitação contínua dos profissionais envolvidos. Em sua totalidade, este estudo busca contribuir para a criação de ambientes educacionais cada vez mais inclusivos na Educação Infantil, oferecendo suporte a crianças com autismo e promovendo uma educação mais justa e acolhedora.
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