IMPACTOS DA PRIVAÇÃO DE SONO NA SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20974

Palabras clave:

Privação de Sono. Saúde Mental. Profissionais da Saúde.

Resumen

Introdução:A privação de sono se dá pelo tempo de sono insatisfatório para o bom funcionamento do organismo do indivíduo. Os profissionais de saúde fazem parte da classe de trabalhadores acometidos por essa privação de sono, resultando em prejuízos significativos a saúde física e mental e aumentando os riscos de erros no âmbito profissional. Objetivo: Analisar os efeitos da privação de sono na saúde mental dos profissionais de saúde e como isso impacta no desempenho e bem-estar dos mesmos. Modelo: O estudo foi caracterizado por pesquisa de campo exploratória com o objetivo de retratar o tema/problema de forma aprofundada e dar ao mesmo mais visibilidade. Nessa pesquisa foi utilizado dois métodos: O uso de referências bibliográficas e formulário de pesquisa para o público-alvo, foi uma pesquisa estruturada com perguntas fechadas. Resultados: A amostra totalizou 13 participantes, com faixa etária entre 18 e 50 anos que são profissionais da área da saúde da categoria de técnicos de enfermagem, enfermeiros, psicólogo, técnico em radiologia e fisioterapeuta aceitaram participar de forma voluntaria da pesquisa onde 23,1% afirmam trabalhar de 31h a 40 horas semanais, 30,8% de 21h a 30 horas semanais e 46,2% trabalham mais de 50 horas semanais. Quando questionados que sente-se que a privação de sono trouxe prejuízos a sua saúde mental e física, obtivemos 7,7% ocasionalmente, 7,7% raramente, 38,5% como muita frequência e 46,2% frequentemente. Conclusão: Os resultados evidenciam como a privação de sono em profissionais de saúde tem impactos negativo na saúde mental, trazendo prejuízos no contexto trabalhista, social e pessoal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geyna Clivia Cintra Carvalho, Centro Universitário Maurício de Nassau

Centro Universitário Maurício de Nassau Teresina Sul.

Israênia Vitória Pereira da Silva, Centro Universitário Maurício de Nassau

Centro Universitário Maurício de Nassau Teresina Sul.

Maria Rita Mendes Muniz, Centro Universitário Maurício de Nassau

Centro Universitário Maurício de Nassau Teresina Sul. 

Maria Eduarda Pontes Solano, Centro Universitário Maurício de Nassau

Centro Universitário Maurício de Nassau Teresina Sul. 

Sarah Maria Alves de Sousa, Centro Universitário Maurício de Nassau

Centro Universitário Maurício de Nassau Teresina Sul. 

Pedro Wilson Ramos da Conceição, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Psicologia-PUC Minas Gerais; Mestre em Políticas Públicas- UFPI; Professor da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. 

Publicado

2025-09-15

Cómo citar

Carvalho, G. C. C., Silva, I. V. P. da, Muniz, M. R. M., Solano, M. E. P., Sousa, S. M. A. de, & Conceição, P. W. R. da. (2025). IMPACTOS DA PRIVAÇÃO DE SONO NA SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2042–2065. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20974