TECNOLOGIAS DIGITAIS E A PERSONALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM MAKER

Autores/as

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University
  • Ada Rubia Gouvea Moreira de Brito Must University
  • José Antônio Gonçalves Dantas Must University
  • Maria Antonia Vilar Veras Must University
  • Patrícia Inácia de Oliveira Must University
  • Paulo Fernando de Oliveira Must University
  • Rute de Almeida Costa Must University
  • Sinara da Silva Ribeiro de Morais Must University
  • Sirleide Timóteo Vieira Must University
  • Vera Lúcia morais de Sousa Soares Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20971

Palabras clave:

Cultura maker. Tecnologias digitais. Personalização da aprendizagem. Arduino. Robótica.

Resumen

O presente estudo abordou a cultura maker na educação, enfatizando o uso de tecnologias digitais no processo de personalização da aprendizagem. Partiu-se do seguinte problema: de que modo a cultura maker, mediada por tecnologias como Arduino, impressão 3D e robótica, pode contribuir para a personalização da aprendizagem no ambiente escolar? O objetivo geral consistiu em analisar as contribuições da cultura maker para a personalização do ensino. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com base em autores que discutem formação docente, tecnologias digitais e práticas pedagógicas inovadoras. No desenvolvimento, investigou-se como os ambientes makers, ao integrarem dispositivos tecnológicos ao currículo escolar, favoreceram práticas educacionais centradas na autoria, na experimentação e na resolução de problemas. Destacaram-se também aspectos como o protagonismo estudantil, a mediação pedagógica e a inclusão por meio da adaptação de recursos às necessidades dos estudantes. Nas considerações finais, observou-se que a cultura maker, quando articulada a um projeto pedagógico intencional, contribuiu para a personalização do ensino ao promover trajetórias formativas significativas. Concluiu-se que a efetivação dessas práticas requer planejamento, formação docente contínua e novas investigações que explorem diferentes realidades escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University

Master of Science in Emergent Technologies in Education, Must University (MUST).

Ada Rubia Gouvea Moreira de Brito, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

José Antônio Gonçalves Dantas, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Maria Antonia Vilar Veras, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Patrícia Inácia de Oliveira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Paulo Fernando de Oliveira, Must University

Mestrando em Tecnologias Emegentes em Educação, Must University (Must).

Rute de Almeida Costa, Must University

Mestranda em tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Sinara da Silva Ribeiro de Morais, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Sirleide Timóteo Vieira, Must University

Mestranda em tecnologias Emergentes em Educação, Muster University (Must).

Vera Lúcia morais de Sousa Soares, Must University

Mestranda em tecnologias Emergentes em Educação, Muster University (Must).

Publicado

2025-09-05

Cómo citar

Santos, S. M. A. V., Brito, A. R. G. M. de, Dantas, J. A. G., Veras, M. A. V., Oliveira, P. I. de, Oliveira, P. F. de, … Soares, V. L. morais de S. (2025). TECNOLOGIAS DIGITAIS E A PERSONALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM MAKER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 813–820. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20971