TECNOLOGIAS DIGITAIS E A PERSONALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM MAKER
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20971Palabras clave:
Cultura maker. Tecnologias digitais. Personalização da aprendizagem. Arduino. Robótica.Resumen
O presente estudo abordou a cultura maker na educação, enfatizando o uso de tecnologias digitais no processo de personalização da aprendizagem. Partiu-se do seguinte problema: de que modo a cultura maker, mediada por tecnologias como Arduino, impressão 3D e robótica, pode contribuir para a personalização da aprendizagem no ambiente escolar? O objetivo geral consistiu em analisar as contribuições da cultura maker para a personalização do ensino. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com base em autores que discutem formação docente, tecnologias digitais e práticas pedagógicas inovadoras. No desenvolvimento, investigou-se como os ambientes makers, ao integrarem dispositivos tecnológicos ao currículo escolar, favoreceram práticas educacionais centradas na autoria, na experimentação e na resolução de problemas. Destacaram-se também aspectos como o protagonismo estudantil, a mediação pedagógica e a inclusão por meio da adaptação de recursos às necessidades dos estudantes. Nas considerações finais, observou-se que a cultura maker, quando articulada a um projeto pedagógico intencional, contribuiu para a personalização do ensino ao promover trajetórias formativas significativas. Concluiu-se que a efetivação dessas práticas requer planejamento, formação docente contínua e novas investigações que explorem diferentes realidades escolares.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY