DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO BÁSICO

Autores/as

  • Jade Brandão de Matos Must University
  • Francisca Sousa Lima Must University
  • Marilza de Castro Santos Must University
  • Maria do Socorro de França  Gomes Must University
  • Mônica Andreza Bernard Dias Must University
  • Suelene Dias Alexandre de Vasconcelos Must University
  • Uyraneide Mota Diniz Must University
  • Vera Lucia da Silva Gondin Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20970

Palabras clave:

Tecnologias digitais. Educação básica. Metodologias ativas. Formação docente. Cultura digital.

Resumen

O presente estudo abordou a integração de tecnologias baseadas em computador à sala de aula da educação básica, com foco nos desafios estruturais e nas oportunidades pedagógicas. Partiu-se do problema: quais são os limites estruturais e as oportunidades pedagógicas da integração de tecnologias baseadas em computador na sala de aula da educação básica brasileira? Teve-se como objetivo geral analisar os principais desafios e potencialidades dessa integração no contexto educacional contemporâneo. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica, utilizando autores que discutem o uso das tecnologias digitais na prática pedagógica, a formação docente e as transformações provocadas pela cultura digital. No desenvolvimento, discutiram-se aspectos como a infraestrutura das escolas, a formação dos professores, as metodologias ativas e as competências exigidas na Educação 4.0. As considerações finais indicaram que, embora existam avanços e possibilidades relevantes, ainda persistem barreiras significativas à plena integração tecnológica, no que se refere à formação docente e à equidade de acesso. Ressaltou-se a importância de políticas públicas e ações articuladas para garantir o uso pedagógico consciente e eficaz das tecnologias. O estudo indicou a necessidade de novas pesquisas para aprofundar os achados e compreender realidades escolares distintas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jade Brandão de Matos, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (Must).

Francisca Sousa Lima, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Marilza de Castro Santos, Must University

Mestranda em tecnologias Emergentes em Educação, Muster University (Must).

Maria do Socorro de França  Gomes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Mônica Andreza Bernard Dias, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Suelene Dias Alexandre de Vasconcelos, Must University

Mestranda em Tecnologias Emegentes em Educação, Must University (Must).

Uyraneide Mota Diniz, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Vera Lucia da Silva Gondin, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Publicado

2025-09-04

Cómo citar

Matos, J. B. de, Lima, F. S., Santos, M. de C., Gomes, M. do S. de F., Dias, M. A. B., Vasconcelos, S. D. A. de, … Gondin, V. L. da S. (2025). DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO BÁSICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 754–761. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20970