DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20970Palabras clave:
Tecnologias digitais. Educação básica. Metodologias ativas. Formação docente. Cultura digital.Resumen
O presente estudo abordou a integração de tecnologias baseadas em computador à sala de aula da educação básica, com foco nos desafios estruturais e nas oportunidades pedagógicas. Partiu-se do problema: quais são os limites estruturais e as oportunidades pedagógicas da integração de tecnologias baseadas em computador na sala de aula da educação básica brasileira? Teve-se como objetivo geral analisar os principais desafios e potencialidades dessa integração no contexto educacional contemporâneo. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica, utilizando autores que discutem o uso das tecnologias digitais na prática pedagógica, a formação docente e as transformações provocadas pela cultura digital. No desenvolvimento, discutiram-se aspectos como a infraestrutura das escolas, a formação dos professores, as metodologias ativas e as competências exigidas na Educação 4.0. As considerações finais indicaram que, embora existam avanços e possibilidades relevantes, ainda persistem barreiras significativas à plena integração tecnológica, no que se refere à formação docente e à equidade de acesso. Ressaltou-se a importância de políticas públicas e ações articuladas para garantir o uso pedagógico consciente e eficaz das tecnologias. O estudo indicou a necessidade de novas pesquisas para aprofundar os achados e compreender realidades escolares distintas.
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