APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: DESPERTANDO O PENSAMENTO CRÍTICO NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores/as

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University
  • Bianka Lopes de Sousa Cruz Must University
  • Carlos Eduardo da Silva Gama Universidade Federal de Ouro Preto
  • Edlainy dos Reis Silva Must University
  • Janaína Martins da Silva Lima Must University
  • Margaret da Silva Braga Neiman Must University
  • Murilo Cavalcante Morello Must University
  • Sandra Mara Menino Cordeiro do Vale Must University
  • Nilson Ferreira da Silva Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20958

Palabras clave:

Metodologias ativas. Aprendizagem baseada em problemas. Ensino. Docência. Pensamento crítico.

Resumen

O presente estudo abordou as metodologias ativas no ensino, com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), destacando os desafios enfrentados pelos docentes em sua aplicação. O problema investigado centrou-se na seguinte questão: quais são os principais desafios enfrentados pelos docentes na implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas no contexto das metodologias ativas? Teve-se como objetivo geral analisar os desafios enfrentados pelos professores na aplicação da ABP, considerando sua capacidade de promover o pensamento crítico e a aprendizagem significativa por meio de situações reais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores que discutem o papel docente, inovação pedagógica e estratégias ativas de ensino. No desenvolvimento, foram discutidas as exigências impostas aos docentes, como a necessidade de formação contínua, a adaptação a novos papéis e o uso pedagógico das tecnologias. As considerações finais indicaram que os principais obstáculos estão relacionados à falta de preparo técnico, à carência de recursos e à rigidez das estruturas escolares, o que impacta na eficácia da metodologia. Concluiu-se que a superação desses desafios requer políticas de valorização docente, condições institucionais adequadas e aprofundamento em estudos futuros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University

Master of Science in Emergent Technologies in Education, Must University (MUST).

Bianka Lopes de Sousa Cruz, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Carlos Eduardo da Silva Gama, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação, Universidade Federal de Ouro Preto.

Edlainy dos Reis Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Janaína Martins da Silva Lima, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Margaret da Silva Braga Neiman, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Murilo Cavalcante Morello, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Sandra Mara Menino Cordeiro do Vale, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Nilson Ferreira da Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Publicado

2025-09-04

Cómo citar

Santos, S. M. A. V., Cruz, B. L. de S., Gama, C. E. da S., Silva, E. dos R., Lima, J. M. da S., Neiman, M. da S. B., … Silva, N. F. da. (2025). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: DESPERTANDO O PENSAMENTO CRÍTICO NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 615–622. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20958