PSICOTERAPIA DE BASE COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS): UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Sarah Cristine Cripa Nezello UNOESC
  • Jorgiana Baú Mena Barreto Unoesc

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20935

Palabras clave:

Psicoterapia. Terapias cognitivo-comportamentais. Centro de Atenção Psicossocial. Estudo de caso. Regulação emocional.

Resumen

A psicoterapia coA psicoterapia configura-se em uma forma de tratamento que tem por objetivo proporcionar alívio do sofrimento psíquico, utilizando como ferramenta primordial a comunicação verbal e baseando-se em uma abordagem psicoterapêutica. O objetivo deste estudo de caso foi apresentar o processo psicoterápico realizado com uma paciente atendida em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), enfocando as demandas do caso e as estratégias e técnicas utilizadas no tratamento. O acompanhamento psicológico realizado baseou-se, principalmente, no arcabouço teórico-metodológico das terapias cognitivo-comportamentais, sintetizado neste trabalho. O caso atendido se refere a uma paciente com diagnósticos de Transtorno de Personalidade Borderline e Transtorno Bipolar, com sintomas/queixas envolvendo, dentre outros, dificuldades em lidar com sentimento de abandono, conflitos interpessoais, comportamento suicida e hetero e autoagressividade. Ao longo dos atendimentos realizados, foi possível compreender em mais detalhes o funcionamento psicológico da paciente e psicoeducá-la sobre estratégias de regulação emocional, bem como trabalhar pensamentos e crenças disfuncionais, visando à sua modificação, e realizar intervenções objetivando a prevenção de comportamento suicida. Destaca-se que, devido à complexidade do caso, a paciente continua em processo psicoterapêutico.
figura-se em uma form de tratamento que tem por objetivo proporcionar alívio do sofrimento psíquico, utilizando como ferramenta primordial a comunicação verbal e baseando-se em uma abordagem psicoterapêutica. O objetivo deste estudo de caso foi apresentar o processo psicoterápico realizado com uma paciente atendida em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), enfocando as demandas do caso e as estratégias e técnicas utilizadas no tratamento. O acompanhamento psicológico realizado baseou-se, principalmente, no arcabouço teórico-metodológico das terapias cognitivo-comportamentais, sintetizado neste trabalho. O caso atendido se refere a uma paciente com diagnósticos de Transtorno de Personalidade Borderline e Transtorno Bipolar, com sintomas/queixas envolvendo, dentre outros, dificuldades em lidar com sentimento de abandono, conflitos interpessoais, comportamento suicida e hetero e autoagressividade. Ao longo dos atendimentos realizados, foi possível compreender em mais detalhes o funcionamento psicológico da paciente e psicoeducá-la sobre estratégias de regulação emocional, bem como trabalhar pensamentos e crenças disfuncionais, visando à sua modificação, e realizar intervenções objetivando a prevenção de comportamento suicida. Destaca-se que, devido à complexidade do caso, a paciente continua em processo psicoterapêutico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sarah Cristine Cripa Nezello, UNOESC

Discente do curso de Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc - Campus de Joaçaba. 

Jorgiana Baú Mena Barreto, Unoesc

Professora Orientadora; Professora do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc - Campus de Joaçaba. Psicóloga com Mestrado em Psicologia pela UFSC.

Publicado

2025-09-11

Cómo citar

Nezello, S. C. C., & Barreto, J. B. M. (2025). PSICOTERAPIA DE BASE COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS): UM ESTUDO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1771–1785. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20935