TRANSGENDERISM AND SCHOOL INCLUSION IN BRAZIL: CHALLENGES, POLICIES AND PRACTICES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20930Palabras clave:
Transgênero. Trans. Identidade de gênero. Inclusão escolar.Resumen
A inclusão de alunos trans na escola pública é um dos aspectos centrais para garantir igualdade, respeito à diversidade e defesa de direitos humanos. Isso implica a criação de ambientes seguros e acolhedores para que alunos trans possam participar de todas as atividades escolares e vivenciá-las sem qualquer discriminação ou constrangimento. Preconceito de colegas, professores e familiares, necessidade de regulamentação clara sobre nome social e uso de banheiro e formação profissional adequada dos educadores para lidar com questões de identidade de gênero são: alguns dos desafios a serem enfrentados para que essa inclusão ocorra. A implementação de práticas inclusivas poderá desenvolver o aspecto socioemocional dos alunos trans, favorecendo autoestima, desempenho acadêmico e participação ativa na comunidade escolar. Além disso, ressalta a importância da educação como espaço de cidadania, respeito ao diferente e combate à violência e ao bullying. Políticas públicas, capacitação docente, diálogo com famílias e alunos são fundamentais para que a inclusão ocorra e faça com que todos os alunos tenham direito à educação, que seja justa e igualitária.
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