TRANSGENDERISM AND SCHOOL INCLUSION IN BRAZIL: CHALLENGES, POLICIES AND PRACTICES

Autores/as

  • Natanael Nunes Viçosi Christian Business School
  • Bruna Marise Barbosa Galindo
  • Maria Antonia Gonçalves de Freitas Miranda
  • Lígia Maria do Nascimento Maciel da Silva
  • Diogenes José Gusmão Coutinho UFPE https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20930

Palabras clave:

Transgênero. Trans. Identidade de gênero. Inclusão escolar.

Resumen

A inclusão de alunos trans na escola pública é um dos aspectos centrais para garantir igualdade, respeito à diversidade e defesa de direitos humanos. Isso implica a criação de ambientes seguros e acolhedores para que alunos trans possam participar de todas as atividades escolares e vivenciá-las sem qualquer discriminação ou constrangimento. Preconceito de colegas, professores e familiares, necessidade de regulamentação clara sobre nome social e uso de banheiro e formação profissional adequada dos educadores para lidar com questões de identidade de gênero são: alguns dos desafios a serem enfrentados para que essa inclusão ocorra. A implementação de práticas inclusivas poderá desenvolver o aspecto socioemocional dos alunos trans, favorecendo autoestima, desempenho acadêmico e participação ativa na comunidade escolar. Além disso, ressalta a importância da educação como espaço de cidadania, respeito ao diferente e combate à violência e ao bullying. Políticas públicas, capacitação docente, diálogo com famílias e alunos são fundamentais para que a inclusão ocorra e faça com que todos os alunos tenham direito à educação, que seja justa e igualitária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Natanael Nunes Viçosi, Christian Business School

Formado em Letras e Literatura, Especialização em: Didática e metodologia do Ensino Superior, Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Christian Business School.

Bruna Marise Barbosa Galindo

Formada em Pedagogia, Especialização em Psicopedagogia- clínica e institucional, Neuroaprendizagem, Educação Infantil e letramento.

Maria Antonia Gonçalves de Freitas Miranda

Formada em Matemática, Especialização em: Educação e novas tecnologias.

Lígia Maria do Nascimento Maciel da Silva

Pedagoga e Orientadora Educacional, Pós - Graduada em: Docência do Ensino Superior. Gestão, supervisão e orientação com ênfase em AEE; Neuroaprendizagem. Psicopedagogia e Neuropsicopedadogia.

Diogenes José Gusmão Coutinho, UFPE

PhD in Biology from UFPE. Coordinator of the Educational Sciences Course of Christian Business School. 

Publicado

2025-09-03

Cómo citar

Viçosi, N. N., Galindo, B. M. B., Miranda, M. A. G. de F., Silva, L. M. do N. M. da, & Coutinho, D. J. G. (2025). TRANSGENDERISM AND SCHOOL INCLUSION IN BRAZIL: CHALLENGES, POLICIES AND PRACTICES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 421–429. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20930