EDUCAÇÃO DIGITAL E ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA COMO FERRAMENTAS DE COMBATE AO DISCURSO DE ÓDIO

Autores/as

  • João Paulo de Sousa Curvêlo Veni Creator Christian University
  • Gláucio de Aquino Cabral Angelim Veni Creator Christian University
  • Maria Emilia Camargo Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20889

Palabras clave:

Educação Digital. Discurso de ódio. Políticas Públicas.

Resumen

O artigo analisa o potencial da educação digital e da alfabetização midiática e informacional (AMI) como ferramentas estratégicas para o combate à proliferação do discurso de ódio no ambiente online. Inicialmente, contextualiza-se o discurso de ódio na era digital, destacando como a velocidade de disseminação, o anonimato e a arquitetura algorítmica das redes sociais amplificam narrativas de intolerância, causando impactos psicológicos, sociais e democráticos. Em seguida, o texto define a educação digital como o desenvolvimento de competências para o uso crítico e responsável das tecnologias, e a AMI como o conjunto de habilidades para acessar, analisar, avaliar e criar conteúdo de forma consciente. Argumenta-se que, ao contrário de medidas puramente punitivas, essas abordagens educacionais atuam de forma preventiva, capacitando os cidadãos a identificar e resistir a conteúdos odiosos, desinformação e manipulação. O artigo explora a implementação de programas de educação digital e AMI em diversas esferas, como escolas, universidades e sociedade civil, apontando para a importância de políticas públicas robustas para superar desafios como a falta de infraestrutura e a formação de educadores. Conclui-se que o investimento nessas áreas é fundamental para fortalecer a resiliência dos indivíduos e construir uma internet mais segura, inclusiva e democrática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Paulo de Sousa Curvêlo, Veni Creator Christian University

Mestrando pela Veni Creator Christian University. Bacharel em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior - ASCES.

Gláucio de Aquino Cabral Angelim, Veni Creator Christian University

Mestrando pela Veni Creator Christian University. Pós-graduado em Direto Penal e Processual Penal pela Escola Judicial de Pernambuco – ESMAPE. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco.

Maria Emilia Camargo, Veni Creator Christian University

Professora da Veni Creator Christian University. Doutora em Engenharia de. Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2025-08-28

Cómo citar

Curvêlo, J. P. de S., Angelim, G. de A. C., & Camargo, M. E. (2025). EDUCAÇÃO DIGITAL E ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA COMO FERRAMENTAS DE COMBATE AO DISCURSO DE ÓDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 3244–3254. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20889