EDUCAÇÃO DIGITAL E ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA COMO FERRAMENTAS DE COMBATE AO DISCURSO DE ÓDIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20889Palabras clave:
Educação Digital. Discurso de ódio. Políticas Públicas.Resumen
O artigo analisa o potencial da educação digital e da alfabetização midiática e informacional (AMI) como ferramentas estratégicas para o combate à proliferação do discurso de ódio no ambiente online. Inicialmente, contextualiza-se o discurso de ódio na era digital, destacando como a velocidade de disseminação, o anonimato e a arquitetura algorítmica das redes sociais amplificam narrativas de intolerância, causando impactos psicológicos, sociais e democráticos. Em seguida, o texto define a educação digital como o desenvolvimento de competências para o uso crítico e responsável das tecnologias, e a AMI como o conjunto de habilidades para acessar, analisar, avaliar e criar conteúdo de forma consciente. Argumenta-se que, ao contrário de medidas puramente punitivas, essas abordagens educacionais atuam de forma preventiva, capacitando os cidadãos a identificar e resistir a conteúdos odiosos, desinformação e manipulação. O artigo explora a implementação de programas de educação digital e AMI em diversas esferas, como escolas, universidades e sociedade civil, apontando para a importância de políticas públicas robustas para superar desafios como a falta de infraestrutura e a formação de educadores. Conclui-se que o investimento nessas áreas é fundamental para fortalecer a resiliência dos indivíduos e construir uma internet mais segura, inclusiva e democrática.
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