TRANSFORMANDO HISTÓRIA E MÚSICA EM EXPERIÊNCIA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Sandra Maria Daveli Sampaio Christian Business School
  • Aliana Daveli de Oliveira Christian Business School
  • Deise Santana da Luz Cristian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20886

Palabras clave:

Educação infantil. Ludicidade. História. Música. Aprendizagem.

Resumen

A Educação Infantil é uma etapa essencial no desenvolvimento das crianças, na qual o uso de recursos lúdicos como a música e a contação de histórias pode tornar o processo de aprendizagem mais envolvente e significativo. No entanto, esses elementos nem sempre são aplicados de forma pedagógica e intencional, sendo muitas vezes tratados apenas como entretenimento. Este estudo investiga como essas práticas podem ser integradas ao currículo de forma estruturada, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Com base em pesquisa de revisão bibliográfica, para garantir a relevância e qualidade das fontes selecionadas, utilizou-se os seguintes critérios de inclusão: levantamento em artigos científicos, teses e dissertações, livros, periódicos e revistas científicas revisadas; estudos publicados nos últimos 15 anos para garantir a revisão e trabalhos que abordam diretamente o tema de interesse, cujas palavras-chave foram: lúdico; educação infantil; contação de história; musicalização. Os critérios de exclusão envolveram: trabalhos que não abordavam diretamente o tema ou onde resumos indicavam baixa relevância para o objetivo do estudo e publicações de baixa qualidade metodológica, como estudos sem revisão por pares. Os resultados indicam que o uso planejado da música e das histórias favorecem a linguagem, a memória, a socialização e o engajamento dos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandra Maria Daveli Sampaio, Christian Business School

Mestranda em ciências da Educação pela Cristian Business School; Especialista em Pedagogia Empresarial, Educação Especial e Inclusiva; Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário - Faveni.

Aliana Daveli de Oliveira, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Cristian Business School; Especialista em AEE – Atendimento Educacional Especializado e Salas de Recursos Multifuncionais; Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra - UNISERRA.

Deise Santana da Luz, Cristian Business School

Mestranda em ciências da Educação pela Cristian Business School; Especialista em Gestão Escolar, Orientação, Supervisão e inspeção Escolar pela Faculdade Iguaçu; Pedagoga pela Universidade Federal de Rondonia – UNIR.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador do mestrando em ciências da educação pela Christian Business School. Doutor em biologia pela UFPE.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Publicado

2025-09-16

Cómo citar

Sampaio, S. M. D., Oliveira, A. D. de, Luz, D. S. da, & Coutinho, D. J. G. (2025). TRANSFORMANDO HISTÓRIA E MÚSICA EM EXPERIÊNCIA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2210–2225. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20886