TRANSFORMANDO HISTÓRIA E MÚSICA EM EXPERIÊNCIA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20886Palabras clave:
Educação infantil. Ludicidade. História. Música. Aprendizagem.Resumen
A Educação Infantil é uma etapa essencial no desenvolvimento das crianças, na qual o uso de recursos lúdicos como a música e a contação de histórias pode tornar o processo de aprendizagem mais envolvente e significativo. No entanto, esses elementos nem sempre são aplicados de forma pedagógica e intencional, sendo muitas vezes tratados apenas como entretenimento. Este estudo investiga como essas práticas podem ser integradas ao currículo de forma estruturada, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Com base em pesquisa de revisão bibliográfica, para garantir a relevância e qualidade das fontes selecionadas, utilizou-se os seguintes critérios de inclusão: levantamento em artigos científicos, teses e dissertações, livros, periódicos e revistas científicas revisadas; estudos publicados nos últimos 15 anos para garantir a revisão e trabalhos que abordam diretamente o tema de interesse, cujas palavras-chave foram: lúdico; educação infantil; contação de história; musicalização. Os critérios de exclusão envolveram: trabalhos que não abordavam diretamente o tema ou onde resumos indicavam baixa relevância para o objetivo do estudo e publicações de baixa qualidade metodológica, como estudos sem revisão por pares. Os resultados indicam que o uso planejado da música e das histórias favorecem a linguagem, a memória, a socialização e o engajamento dos alunos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY