O PLURALISMO JURÍDICO DO NOVO CONSTITUCIONALISMO LATINO-AMERICANO

Autores/as

  • Rozana Paula da Silva França Almeida Veni Creator Christian Universtiy
  • Henrique Rodrigues Lelis Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20784

Palabras clave:

Pluralismo Jurídico. Novo constitucionalismo latino-americano. Processo de Colonização.

Resumen

O presente artigo analisou o desenvolvimento do pluralismo jurídico e como sua atuação proporcionou a formação de um novo constitucionalismo latino-americano. O violento processo de colonização europeu, imposto aos povos latino-americanos, produziu consequências nefastas que permanecem até a atualidade, porém diante da redução do poder estatal, o pluralismo pôde proporcionar o resgate daqueles povos que foram duramente oprimidos no processo de colonização. A evolução do pluralismo jurídico possibilitou uma reconstrução das diretrizes jurídicas, políticas e sociais da América Latina, ocorrendo uma atenuação do antigo constitucionalismo europeu que foi fundamental para elaboração das antigas Constituições. Essa afirmação confirma-se com o surgimento da Constituição do Equador (2008) e da Bolívia (2009).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rozana Paula da Silva França Almeida, Veni Creator Christian Universtiy

Mestranda em Legal Sciences pela Veni Creator Christian Universtiy (EUA). Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-graduada em Direito Processual Civil pela Faculdade Damásio de Jesus. 

Henrique Rodrigues Lelis, Veni Creator Christian University

Doutor em Gestão do Conhecimento e Sistema de Informação pela Universidade FUMEC. Mestre em Proteção aos Direitos Fundamentais pelo Programa de Mestrado em Direito da Universidade de Itaúna. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Carreira profissional desenvolvida na área de Governança Corporativa, Programas de Compliance, Gestão do Conhecimento, Governança da Informação, Inteligência Competitiva, Gestão Digital, Direito Financeiro, Empresarial e Economia Criativa. Autor de diversos livros e artigos científicos. Professor Convidado do Programa de Mestrado em Direito da Veni Creator Christian University.

Publicado

2025-08-26

Cómo citar

Almeida, R. P. da S. F., & Lelis, H. R. (2025). O PLURALISMO JURÍDICO DO NOVO CONSTITUCIONALISMO LATINO-AMERICANO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2928–2944. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20784