DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS ABORDAGENS METODOLÓGICAS DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20772Palabras clave:
Educação Inclusiva. Abordagens Metodológicas. Equidade.Resumen
A investigação centra-se na temática da educação inclusiva e na sua importância no panorama educativo. A educação inclusiva visa criar oportunidades iguais de aprendizagem para todos os alunos, independentemente das suas capacidades ou deficiências. O problema de pesquisa gira em torno da necessidade de compreender as metodologias atuais empregadas pelos professores da E.M.E.F Pedro Cabral de Melo para promover ambientes de aprendizagem inclusivos. Procura descobrir os desafios que enfrentam e os benefícios potenciais destas metodologias. As principais questões de pesquisa são as seguintes: Quais metodologias estão sendo utilizadas atualmente pelos professores da E.M.E.F Pedro Cabral de Melo para criar ambientes de aprendizagem inclusivos? Quais são os principais desafios encontrados pelos professores na implementação destas metodologias para a educação inclusiva? Quais são os potenciais resultados positivos e benefícios observados quando metodologias específicas são empregadas para promover ambientes de aprendizagem inclusivos na E.M.E.F Pedro Cabral de Melo? O objetivo geral é analisar os desafios e possibilidades associados à educação inclusiva através da utilização de diversas metodologias. A pesquisa estrutura-se com base em Castro (2022); Tonini e Costas (2005); Machado, Martini e Souza (2019); Bezerra, Pantoni (2022); França (2018); De Souza, Stein e Vitalino (2020); Rocha et al. (2022). Adota-se estudo exploratório, com abordagem indutiva e qualitativa para compreender as experiências dos professores com diversas abordagens metodológicas no processo de ensino. Os resultados da pesquisa indicaram que a maioria dos professores enfrentam diversos desafios, como a falta de formação continuada em educação inclusiva e a ausência de recursos adequados para atender às necessidades dos alunos com deficiência. Além disso, a escola também enfrenta dificuldades em relação à infraestrutura, como falta de acessibilidade e falta de materiais adaptados. No entanto, o estudo também identificou possibilidades promissoras para o desenvolvimento da Educação Inclusiva na escola, como o interesse dos professores em aprender novas metodologias e aprimorar a sua atuação diante das necessidades específicas da educação inclusiva. Apesar de a escola não apresentar atualmente programas e estratégias que promovam a capacitação dos professores, a instituição se mostrou aberta às possibilidades e mudanças que possam promover tais melhorias. A escola tem buscado promover a participação e o envolvimento dos pais e responsáveis dos alunos no processo educativo, além de incentivar a colaboração entre os professores para troca de experiências e estratégias de ensino. A análise crítica dos resultados permitiu a elaboração de considerações finais sobre aimportância da formação de professores para o uso de abordagens metodológicas inclusivas.
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