ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PARA PRECISÃO E FLUÊNCIA: DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE COMBINAÇÃO DE SÍLABAS PARA FORMAÇÃO DE PALAVRAS NA PRÉ- ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20766Palabras clave:
Precisão. Fluência. Combinação de sílabas. Estratégias de intervenção. Desenvolvimento da linguagem.Resumen
O presente resumo aborda a questão da precisão e fluência na combinação de sílabas e formação de palavras entre crianças da pré-escola, especificamente na turma 02AT do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pedro Mendes Riberio, na cidade de Teresina, capital do Piauí. O objetivo geral da dissertação é identificar estratégias de intervenção que possam melhorar essas habilidades linguísticas nas crianças dessa turma, que estão no nível silábico sem correspondência.O estudo se fundamenta em diversas abordagens teóricas relacionadas ao desenvolvimento da linguagem, incluindo as perspectivas inatista, construtivista, interacionista social, cognitivas e fundamentalista. Além disso, também incorpora teorias da alfabetização inicial, enfatizando o desenvolvimento da consciência fonológica, o conhecimento do sistema alfabético, a precisão na combinação de sílabas e a fluência na leitura de palavras. Para atingir seu objetivo, a pesquisa considera diferentes métodos de ensino, como o método fônico, construtivista e multissensorial. Esses métodos são abordagens pedagógicas distintas que visam aprimorar a aprendizagem da linguagem e leitura nas crianças. As estratégias de intervenção propostas na pesquisa são baseadas nessas diferentes abordagens, abrangendo tanto a abordagem fônica, que enfoca a relação entre letras e sons, quanto à abordagem construtivista, que promove a construção ativa do conhecimento pela criança. Além disso, também se incorpora a abordagem multissensorial, que envolve diversos sentidos no processo de aprendizagem. Segundo Vygotsky (1978), a aquisição da linguagem ocorre por meio da interação social. Em sua teoria sociocultural, Vygotsky destaca que as crianças aprendem a linguagem por meio de interações com adultos mais experientes, como pais, educadores e outros falantes fluentes. Essas interações fornecem às crianças modelos linguísticos e oportunidades para praticar e aprimorar suas habilidades linguísticas. Jean Piaget (1970) acredita que a aquisição da linguagem está relacionada ao desenvolvimento cognitivo. Ele propôs que as crianças constroem sua compreensão da linguagem por meio da assimilação e acomodação de novas informações linguísticas. À medida que as crianças interagem com o ambiente linguístico, elas assimilam novas palavras, estruturas e conceitos linguísticos em seus esquemas mentais existentes e ajustam seus esquemas para acomodar essas novas experiências. Essa perspectiva construtivista da aquisição da linguagem destaca a importância do contexto e da interação social para o desenvolvimento linguístico. As crianças aprendem a linguagem ao se envolverem em situações comunicativas reais, nas quais utilizam a linguagem para expressar suas necessidades, compartilhar informações e se relacionar com os outros. A abordagem construtivista da aquisição da linguagem enfatiza que as crianças são ativas na construção de seu conhecimento linguístico e que esse processo ocorre de forma gradual e contínua ao longo do tempo. Elas constroem seu vocabulário, compreensão gramatical e habilidades de comunicação por meio de experiências práticas, interações sociais e reflexão sobre a linguagem em contextos reais. A teoria construtivista entende o desenvolvimento da consciência fonológica como um processo gradual no qual as crianças constroem a habilidade de identificar, manipular e segmentar os sons da fala. De acordo com essa perspectiva, a consciência fonológica é vista como uma competência que se desenvolve ao longo do tempo, por meio da interação com a linguagem oral e de experiências práticas com os sons da fala. Segundo Piaget (1970), a consciência fonológica emerge à medida que as crianças interagem com a linguagem e começam a perceber que as palavras são compostas por sons individuais. Elas aprendem a segmentar as palavras em unidades sonoras menores, como sílabas e fonemas, e a manipular esses sons para formar novas palavras. Esse processo de construção da consciência fonológica ocorre gradualmente, à medida que as crianças exploram a linguagem e suas estruturas sonoras. Outro teórico construtivista relevante nesse contexto é Lev Vygotsky, que destaca a importância das interações sociais e da mediação de adultos mais experientes no desenvolvimento da consciência fonológica. Vygotsky (1978) argumenta que as crianças internalizam as estruturas e os padrões da linguagem por meio de interações com falantes mais competentes. Essas interações fornecem às crianças modelos linguísticos e oportunidades para praticar e aprimorar suas habilidades de segmentação e manipulação dos sons da fala. Diversas pesquisas apoiam a relação entre o desenvolvimento da consciência fonológica e o domínio da leitura e escrita. Estudos mostram que crianças com maior consciência fonológica tendem a ter um desempenho melhor na aprendizagem da leitura e escrita (Anthony & Francis, 2005; Melby-Lervåg & Lervåg, 2011). Por exemplo, a pesquisa de Adams (1990) demonstrou que a consciência fonológica é um preditor forte do sucesso inicial na leitura. O construtivismo valoriza a integração do conhecimento do sistema alfabético no processo de construção da linguagem escrita pelas crianças, reconhecendo a importância da compreensão das relações entre letras e sons, a formação de palavras e sua aplicação na leitura. Segundo essa abordagem, as crianças constroem ativamente seu conhecimento sobre o sistema alfabético por meio de interações com o ambiente, a experimentação e a reflexão sobre a linguagem escrita. De acordo com a teoria construtivista, as crianças aprendem gradualmente a associar as letras com os sons correspondentes, formando um conhecimento fonológico que contribui para a compreensão e produção da linguagem escrita. Elas exploram o sistema alfabético, identificando padrões, relacionando sons e símbolos, e aplicando essas conexões na leitura e escrita de palavras. A pesquisa adota uma abordagem metodológica quantitativa e se baseia em um estudo de caso. Esse enfoque metodológico permitiu coletar dados específicos sobre a turma 02AT do CMEI Pedro Mendes Ribeiro, observando o progresso das crianças em relação à precisão e fluência na combinação de sílabas e formação de palavras ao longo do tempo.
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