ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA INTEGRAR TECNOLOGIAS AO ENSINO DA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20745Palabras clave:
Ensino da Matemática. Tecnologias digitais. Metodologias ativas. Mediação docente. Estratégias pedagógicas.Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar estratégias pedagógicas mediadas por tecnologias digitais no ensino da Matemática, com ênfase nas metodologias ativas e no papel do professor como mediador do processo de aprendizagem. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter bibliográfico, fundamenta-se em autores como Valente, Papert, Kenski, Moran e Bacich, além de diretrizes como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados apontam que o uso de recursos digitais, quando articulado a práticas pedagógicas intencionais, contribui para a promoção da autonomia, do raciocínio lógico e da resolução de problemas. Destacam-se estratégias como a sala de aula invertida, o ensino híbrido, o uso de jogos digitais e a aprendizagem baseada em problemas. Conclui-se que a integração das tecnologias ao ensino da Matemática exige formação docente contínua, planejamento didático e mediação crítica, a fim de garantir uma aprendizagem significativa e inclusiva.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY