UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO GESTOR ESCOLAR EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS SURDOS

Autores/as

  • Nelcilandia Figueiredo da Silva Arouca Christian Bussiness School
  • Ana Paula Teixeira da Silva Christian Bussiness School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Bussiness School https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20705

Palabras clave:

Inclusão. LIBRAS. Gestão Escolar.

Resumen

A inclusão de pessoas surdas está sendo gradativamente comum em ambientes coletivos, principalmente no âmbito educacional. Isto porque desde os primórdios as pessoas com alguma deficiência não tinham sequer a oportunidade de viver, realidade que está sendo alterada nos últimos anos. Por este lado, o presente artigo tem como principal objetivo a análise de dilemas apresentados aos gestores na direção escolar e, essencialmente, ofertada a todos os alunos. Para tanto, este trabalho foi desenvolvido sobre a leitura e compreensão dos documentos reguladores oficiais, como também embasou-se em teóricos como Libâneo (2004), Luck (2008), Lacerda (2002), Mantoan (1998), Ricardo (2018) e entre outros especialistas da área de gestão e coordenação pedagógica. Metodologicamente, esta pesquisa foi baseada na investigação bibliográfica que, por sua vez, não só destaca os problemas existentes nesse espaço escolar, mas também busca apresentar como os alunos surdos institucionalmente devem ser atendidos pelas escolas regulares. Ressaltando a importância do uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) neste processo de inclusão que, em suma, possibilita uma educação igualitária e eficiente, já que os alunos surdos têm o direito de conviver e serem formados em um ambiente de socialização e interação, aspectos ofertados em conjunto com o espaço escolar.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nelcilandia Figueiredo da Silva Arouca, Christian Bussiness School

Master in Education. Christian Bussiness School. 

Ana Paula Teixeira da Silva, Christian Bussiness School

Chief Executive Officer. Christian Bussiness School.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Bussiness School

PhD in Biology from UFPE. Christian Bussiness School.

Publicado

2025-08-14

Cómo citar

Arouca, N. F. da S., Silva, A. P. T. da, & Coutinho, D. J. G. (2025). UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO GESTOR ESCOLAR EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS SURDOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1348–1355. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20705