DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INTERDISCIPLINARIDADE

Autores/as

  • Lindomar Linhares de Camargo Veni Creator Christian University
  • Océlio Brito da Silva Veni Creator Christian University
  • Flávio Carreiro de Santana Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20673

Palabras clave:

Interdisciplinaridade. BNCC. Educação Básica. Prática Pedagógica.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades da interdisciplinaridade no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando a necessidade de reorganização das práticas pedagógicas na educação básica brasileira. Parte-se da compreensão de que a interdisciplinaridade, ao articular diferentes áreas do conhecimento, contribui para uma formação mais integral, crítica e significativa dos estudantes. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica de natureza qualitativa, com base em autores clássicos e contemporâneos da educação, bem como em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e a própria BNCC (2018). A análise foi organizada em três eixos: os fundamentos teóricos da interdisciplinaridade e suas implicações pedagógicas; os entraves enfrentados por docentes e gestores na implementação de práticas interdisciplinares; e a apresentação de experiências exitosas e estratégias viáveis que favorecem a articulação curricular interdisciplinar. Os resultados indicam que, embora existam barreiras estruturais, formativas e culturais que dificultam a adoção dessa perspectiva, há experiências promissoras que demonstram a viabilidade e o potencial transformador da interdisciplinaridade quando articulada ao currículo de forma intencional e planejada. Conclui-se que a consolidação da interdisciplinaridade nas escolas demanda investimento na formação docente, tempo para o planejamento coletivo, reorganização curricular e compromisso institucional com práticas pedagógicas inovadoras, contextualizadas e integradas à realidade dos estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lindomar Linhares de Camargo, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Chistian University. Especialista em Educação Especial e Inclusiva e em Educação Infantil pela UNOPAR. Professora da Educação Infantil na rede municipal de Caçador. Graduada em Pedagogia pela UNOPAR. 

Océlio Brito da Silva, Veni Creator Christian University

Mestrando em Ciências da Educação pela Veni Creator Chistian University. Especialista em História do Brasil pela FIP. Professor do Ensino Fundamental e Médio, nas redes estaduais de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Graduado em História pela UFPB. 

Flávio Carreiro de Santana, Veni Creator Christian University

Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba (2003), Especialização em História do Brasil pela Universidade Estadual da Paraíba (2004), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e Doutorado na área de História e Arqueologia pela Universidade de Coimbra - Portugal (2014). Membro investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em História Local (NUPEHL/UEPB).

 

Publicado

2025-08-15

Cómo citar

Camargo, L. L. de, Silva, O. B. da, & Santana, F. C. de. (2025). DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INTERDISCIPLINARIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1527–1543. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20673