DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INTERDISCIPLINARIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20673Palabras clave:
Interdisciplinaridade. BNCC. Educação Básica. Prática Pedagógica.Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades da interdisciplinaridade no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando a necessidade de reorganização das práticas pedagógicas na educação básica brasileira. Parte-se da compreensão de que a interdisciplinaridade, ao articular diferentes áreas do conhecimento, contribui para uma formação mais integral, crítica e significativa dos estudantes. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica de natureza qualitativa, com base em autores clássicos e contemporâneos da educação, bem como em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e a própria BNCC (2018). A análise foi organizada em três eixos: os fundamentos teóricos da interdisciplinaridade e suas implicações pedagógicas; os entraves enfrentados por docentes e gestores na implementação de práticas interdisciplinares; e a apresentação de experiências exitosas e estratégias viáveis que favorecem a articulação curricular interdisciplinar. Os resultados indicam que, embora existam barreiras estruturais, formativas e culturais que dificultam a adoção dessa perspectiva, há experiências promissoras que demonstram a viabilidade e o potencial transformador da interdisciplinaridade quando articulada ao currículo de forma intencional e planejada. Conclui-se que a consolidação da interdisciplinaridade nas escolas demanda investimento na formação docente, tempo para o planejamento coletivo, reorganização curricular e compromisso institucional com práticas pedagógicas inovadoras, contextualizadas e integradas à realidade dos estudantes.
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