AUDITORIA IDEPENDENTE E OS IMPACTOS DAS FALHAS DE AUDITORIA REALCIONADA A ESCADALOS

Autores/as

  • Jéssica Carvalho Vale da Silva Centro Universitário São Lucas
  • José Fernando Domiciano Centro Universitário São Lucas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20633

Palabras clave:

Auditoria Independente. Escândalos Financeiros. Ceticismo Profissional. Lojas Americanas. Governança Corporativa.

Resumen

Este artigo analisa a atuação da auditoria independente em empresas de capital aberto, com foco nos impactos das falhas de auditoria na ocorrência de escândalos financeiros. A pesquisa toma como base o caso das Lojas Americanas, ocorrido no Brasil em 2023, utilizando dados públicos, relatórios oficiais e matérias jornalísticas. O estudo investiga os desafios enfrentados pelos auditores, como conflitos de interesse, ausência de ceticismo profissional e dependência das informações fornecidas pela própria empresa auditada. Os resultados apontam para a fragilidade dos processos de controle e fiscalização, bem como para a emissão de pareceres sem ressalvas diante de demonstrações contábeis distorcidas. A pesquisa também destaca o papel da mídia na revelação das fraudes e seus efeitos no mercado financeiro, como a queda acentuada do valor das ações e a perda de confiança dos investidores. O trabalho evidencia a necessidade de fortalecimento da ética, independência e rigor técnico na atividade de auditoria, reafirmando seu papel estratégico na governança corporativa e na proteção do interesse público.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jéssica Carvalho Vale da Silva, Centro Universitário São Lucas

Graduanda em Ciências Contábeis no Centro Universitário São Lucas - Porto Velho, 2025.

José Fernando Domiciano, Centro Universitário São Lucas

Orientador.  Professor. Mestre. Centro Universitário São Lucas.

Publicado

2025-08-13

Cómo citar

Silva, J. C. V. da, & Domiciano, J. F. (2025). AUDITORIA IDEPENDENTE E OS IMPACTOS DAS FALHAS DE AUDITORIA REALCIONADA A ESCADALOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1144–1162. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20633