DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO TENENTE LAURENTINO CRUZ/RN/BRASIL

Autores/as

  • Luzemaria Carlos de Medeiros Marques da Cunha Emil Brunner World University
  • Márcia Maria Bezerra Guimarães UFPB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20630

Palabras clave:

Educação. Averiguação do conhecimento. Desafios da aprendizagem.

Resumen

As dificuldades do processo de avaliação da aprendizagem no ensino fundamental II constituem um grande desafio tanto na educação quanto em outras áreas da ciência, além de representarem um contexto valioso para investigações científicas. Nesse contexto, objetivou-se com esse trabalho de pesquisa avaliar as dificuldades no processo de avaliação de estudantes do ensino fundamental II de três escolas públicas municipais na localidade de Tenente Laurentino Cruz/RN/Brasil. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 18 professores de três escolas (Escola Municipal Silvino Garcia do Amaral, Escola Municipal Senhora Santana e a Escola Municipal Florência Maria da Conceição) do ensino fundamental II do município de Tenente Laurentino Cruz/RN/Brasil, aos quais aceitaram participar da pesquisa. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário semiestruturado. Os dados obtidos foram contabilizados e transformados em gráficos utilizando-se o Excel. As dificuldades enfrentadas por professores do ensino fundamental II em relação ao processo avaliativo incluem desde as dificuldades para aprimorar seus conhecimentos por meio da formação continuada até a falta de recursos técnicos, como a situação de ter apenas um celular por família, o que limita o uso da tecnologia pelos alunos durante as avaliações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luzemaria Carlos de Medeiros Marques da Cunha, Emil Brunner World University

Mestrado pela Emil Brunner World University. 

Márcia Maria Bezerra Guimarães, UFPB

Doutorado. Orientadora. Universidade Federal da Paraíba – UFPB. 

Publicado

2025-08-14

Cómo citar

Cunha, L. C. de M. M. da, & Guimarães, M. M. B. (2025). DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO TENENTE LAURENTINO CRUZ/RN/BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1334–1347. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20630