FEEDBACK NA RESIDÊNCIA EM PEDIATRIA: BENEFÍCIOS, BARREIRAS E ESTRATÉGIAS PARA APERFEIÇOAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20582Palabras clave:
Internato e Residência. Pediatria. Feedback.Resumen
Este estudo teve como objetivo analisar os impactos do feedback na residência médica em pediatria, investigando seus benefícios em diferentes dimensões da formação do residente, bem como as barreiras para sua implementação. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com busca realizada nas bases PubMed, LILACS e ERIC, utilizando os descritores “feedback” AND “pediatric residents” OR “pediatric residency”. Após aplicação dos critérios de elegibilidade, foram incluídos seis estudos publicados entre 2016 e 2025. Os achados indicam que o feedback, quando estruturado e oferecido em ambiente receptivo, promove melhorias significativas no desempenho clínico, confiança em procedimentos, habilidades interpessoais e competências profissionais. Também foi evidenciada a influência da cultura institucional na percepção e eficácia do feedback, sendo que programas com cultura de “clã” tendem a favorecer sua aceitação. Por outro lado, a ausência de capacitação docente, métodos avaliativos inadequados e estruturas hierárquicas rígidas foram apontadas como barreiras. Conclui-se que o fortalecimento da cultura de feedback e o investimento em formação docente são estratégias fundamentais para qualificar o processo formativo na residência em pediatria.
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