A PEDAGOGIA LOBATIANA E A INTERDISCIPLINARIDADE NO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

Autores/as

  • Samuel de Camargo Shalom e no Colégio Menino Jesus em Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20467

Palabras clave:

Monteiro Lobato. Literatura Infantojuvenil. Pedagogia Lobatiana. Interdisciplinaridade.

Resumen

Monteiro Lobato, destacado autor brasileiro, revolucionou o ensino no Brasil através de sua literatura infantojuvenil, utilizando a imaginação como ferramenta pedagógica. Ele rompeu com a educação tradicional europeia, que tratava crianças como pequenos adultos, promovendo um ensino excessivamente formal. Embora haja divisões entre acadêmicos de literatura sobre sua relevância, suas obras cativaram gerações e ensinaram diversas áreas do conhecimento. Personagens icônicos como Emília, Pedrinho e Dona Benta se tornaram queridos do público, especialmente através da obra "O Sítio do Picapau Amarelo". Este artigo analisa o ensino lúdico, evitando discussões contemporâneas sobre Lobato que frequentemente resultam de leituras anacrônicas. A pesquisa visa compreender a pedagogia lobatiana e a interdisciplinaridade por meio do imaginário presente na obra, utilizando uma abordagem bibliográfica e qualitativa, o estudo examina a vida e contribuições de Lobato para a literatura infantojuvenil e sua aplicação educacional. Neste trabalho se inclui um resumo da vida de Lobato, suas contribuições educacionais em sala de aula e exemplos de interdisciplinaridade na obra analisada.

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Biografía del autor/a

Samuel de Camargo, Shalom e no Colégio Menino Jesus em Blumenau

Especialista em Ensino da Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. professor de Língua Portuguesa no Colégio Shalom e no Colégio Menino Jesus em Blumenau/SC.

Publicado

2025-08-01

Cómo citar

Camargo, S. de. (2025). A PEDAGOGIA LOBATIANA E A INTERDISCIPLINARIDADE NO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 149–159. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20467