DESAFIOS E LIMITES DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA

Autores/as

  • Roberto Carlos Cipriani FICS
  • Ignácio Monteiro dos Santos Must University
  • Ítalo Martins Lôbo CBS
  • Maria Helena Ribeiro UFG
  • Mckellway Silva Carvalho Santos Must University
  • Raquel Frangillo Guedes Rodrigues Must University
  • Sergio Luiz Soares Mendonça Must University
  • Sônia Maria Gonçalves de Almeida Lusena Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20466

Palabras clave:

Tecnologias digitais. Educação. Desafios. Formação docente. Ensino-aprendizagem.

Resumen

A presença das tecnologias digitais no ambiente escolar impõe desafios significativos à prática docente, ao mesmo tempo em que oferece possibilidades de inovação pedagógica. Este artigo tem como objetivo analisar os limites e as dificuldades enfrentadas por professores e instituições na incorporação crítica das tecnologias ao ensino. Para isso, utiliza-se a metodologia qualitativa com base em revisão bibliográfica, fundamentada em autores da educação, da tecnologia e da metodologia científica. Os resultados indicam que as barreiras mais recorrentes estão ligadas à infraestrutura precária, à ausência de formação continuada e ao uso superficial dos recursos digitais. Conclui-se que a integração das tecnologias à prática pedagógica exige planejamento, escuta ativa e compromisso com a formação cidadã.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberto Carlos Cipriani, FICS

Doutorando em Ciências da Educação Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Ignácio Monteiro dos Santos, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Ítalo Martins Lôbo, CBS

Doutorando em Psicologia Clínica Christian Business School (CBS).

Maria Helena Ribeiro, UFG

Especialista em Coordenação Pedagógica. Universidade Federal de Goiás (UFG).

Mckellway Silva Carvalho Santos, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Raquel Frangillo Guedes Rodrigues, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Sergio Luiz Soares Mendonça, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Sônia Maria Gonçalves de Almeida Lusena, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Publicado

2025-07-23

Cómo citar

Cipriani, R. C., Santos, I. M. dos, Lôbo, Ítalo M., Ribeiro, M. H., Santos, M. S. C., Rodrigues, R. F. G., … Lusena, S. M. G. de A. (2025). DESAFIOS E LIMITES DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2406–2415. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20466