DESAFIOS E LIMITES DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20466Palabras clave:
Tecnologias digitais. Educação. Desafios. Formação docente. Ensino-aprendizagem.Resumen
A presença das tecnologias digitais no ambiente escolar impõe desafios significativos à prática docente, ao mesmo tempo em que oferece possibilidades de inovação pedagógica. Este artigo tem como objetivo analisar os limites e as dificuldades enfrentadas por professores e instituições na incorporação crítica das tecnologias ao ensino. Para isso, utiliza-se a metodologia qualitativa com base em revisão bibliográfica, fundamentada em autores da educação, da tecnologia e da metodologia científica. Os resultados indicam que as barreiras mais recorrentes estão ligadas à infraestrutura precária, à ausência de formação continuada e ao uso superficial dos recursos digitais. Conclui-se que a integração das tecnologias à prática pedagógica exige planejamento, escuta ativa e compromisso com a formação cidadã.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY