A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI: PERSONALIZAÇÃO E INCLUSÃO PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores/as

  • Daiane Moraes Teixeira Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20462

Palabras clave:

Inteligência Artificial. Transtorno do Espectro Autista. Educação Inclusiva. Ensino Personalizado. Neurodiversidade.

Resumen

Este artigo analisa o impacto da Inteligência Artificial (IA) na educação do século XXI, com ênfase em sua aplicabilidade ao ensino de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A partir do embasamento teórico do DSM-5 e da CID-11, investiga-se como a IA pode colaborar com estratégias personalizadas de ensino, promovendo maior equidade, inclusão e eficácia pedagógica. O texto discute os fundamentos teóricos de Vygotsky, Feuerstein e do Design Universal para Aprendizagem (DUA), articulando-os com metodologias baseadas em IA, como ensino adaptativo, robótica social e tecnologias assistivas. São apresentados estudos de caso internacionais, políticas públicas e os desafios éticos envolvidos na aplicação de IA com alunos neurodivergentes. Conclui-se que a IA, quando mediada com intencionalidade pedagógica e responsabilidade ética, pode ser uma ferramenta potente para transformar a escola em um espaço de real inclusão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daiane Moraes Teixeira, Veni Creator Christian University

Doutoranda em andamento: Ciências da Educação pela Veni Christian University. Especialização: Neuropsicologia pela Uningá. Pós-graduação em andamento: Intervenção em ABA para Autismo e Deficiência intelectual pelo CBI of Miami. Educação, Direito Graduação: Direito pela Unicesumar. Especialização: Direito Penal e Processo Penal pelo Damásio de Jesus. Psicologia Graduação: Psicologia pela Unicesumar.

Publicado

2025-07-28

Cómo citar

Teixeira, D. M. (2025). A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI: PERSONALIZAÇÃO E INCLUSÃO PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2643–2659. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20462