A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI: PERSONALIZAÇÃO E INCLUSÃO PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20462Palabras clave:
Inteligência Artificial. Transtorno do Espectro Autista. Educação Inclusiva. Ensino Personalizado. Neurodiversidade.Resumen
Este artigo analisa o impacto da Inteligência Artificial (IA) na educação do século XXI, com ênfase em sua aplicabilidade ao ensino de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A partir do embasamento teórico do DSM-5 e da CID-11, investiga-se como a IA pode colaborar com estratégias personalizadas de ensino, promovendo maior equidade, inclusão e eficácia pedagógica. O texto discute os fundamentos teóricos de Vygotsky, Feuerstein e do Design Universal para Aprendizagem (DUA), articulando-os com metodologias baseadas em IA, como ensino adaptativo, robótica social e tecnologias assistivas. São apresentados estudos de caso internacionais, políticas públicas e os desafios éticos envolvidos na aplicação de IA com alunos neurodivergentes. Conclui-se que a IA, quando mediada com intencionalidade pedagógica e responsabilidade ética, pode ser uma ferramenta potente para transformar a escola em um espaço de real inclusão.
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