PROPOSTA DE PAISAGISMO FUNCIONAL PARA A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO GOVERNADOR ZACHARIAS DE ASSUNÇÃO, NA CIDADE DE BELÉM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20421Palabras clave:
Educação ambiental. Paisagismo. Jardim bioativo.Resumen
O objetivo geral foi desenvolver uma pesquisa sobre a elaboração de um projeto de paisagismo na Escola Estadual de Ensino Médio Governador Zacharias de Assunção, bairro do Guamá, na cidade de Belém, visando verificar os benefícios sociais a partir da elaboração de uma proposta de paisagismo, contemplando arborização de pequeno porte e plantio de espécies ornamentais e bioativas. Especificamente objetivou-se: a) Identificar as necessidades de paisagismo e cobertura vegetal da Escola E.E.M. Governador Zacharias de Assunção; b) Integrar paisagismo e plantio de plantas medicinais como estratégia de educação ambiental; c) Incentivar a iniciação científica de discentes do UNIFAMAZ com tema relacionado à temática da “Arquitetura e Urbanismo”, como forma de propiciar o ensino, a pesquisa e a extensão. A metodologia contemplou a realização de uma pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, mediante pesquisa de campo com vistoria da área livre da escola, que visou a elaboração de um projeto de paisagismo, com visita a órgãos públicos como a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e Horto Municipal de Belém. Escolheu-se a escola por ter conhecimento sobre a necessidade de apoio para inclusão desta iniciativa em um projeto de paisagismo no local, abrangendo a arborização de pequeno porte, plantas ornamentais e medicinais. A importância da elaboração da proposta se justificou pela possibilidade que contribuiu com a elaboração de projeto de paisagismo que ofereça elementos técnicos e informações para a implantação de uma cobertura vegetal efetiva nas áreas livres do terreno onde está situada a referida escola, contribuindo para melhoria da qualidade do ambiente em termos de redução da temperatura, embelezamento estético e plantio de plantas medicinais que possam contribuir para a aprendizagem no âmbito da Educação Ambiental.
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