FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS VOLTADAS AO ATENDIMENTO DA DIVERSIDADE EM SALA DE AULA

Autores/as

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos FICS
  • Nilcéia Neuburger Must University
  • Rosangela Pinheiro Barpi Must University
  • Rosangela Bison Savaris Must University
  • Silvanete Cristo Viana FICS
  • Simone Reineher Vidor Must University
  • Thais Isabel Pilatti Pasin Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20407

Palabras clave:

Formação docente. Educação inclusiva. Prática pedagógica. Diversidade. Escola.

Resumen

A formação de professores para atuar com diversidade é um dos principais pilares para a consolidação da educação inclusiva como direito de todos. No entanto, a distância entre a formação ofertada nos cursos de licenciatura e os desafios reais da prática pedagógica ainda compromete a construção de práticas acessíveis, acolhedoras e comprometidas com a equidade. Esta pesquisa analisa os limites e as possibilidades da formação docente na perspectiva da inclusão, considerando as condições concretas da sala de aula e a complexidade da diversidade escolar. Com base em uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, foram utilizados como referenciais os trabalhos de Mantoan (2015), Carvalho (2021), Souza e Buiatti (2020), Marcondes e Pereira (2023), Oliveira e Trentin (2024), Lopes (2024) e Silva et al. (2023), seguindo os critérios metodológicos de Siena et al. (2024) e Almeida (2021). Os dados demonstram que a efetividade da inclusão escolar depende de processos formativos que promovam escuta, reflexão crítica e reelaboração da prática. A pesquisa conclui que a formação docente precisa ser contínua, situada e articulada ao cotidiano das escolas, a fim de romper com a lógica da improvisação e promover um ensino que reconheça, acolha e valorize a pluralidade dos sujeitos escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Nilcéia Neuburger, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Rosangela Pinheiro Barpi, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Rosangela Bison Savaris, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.  Must University (MUST).

Silvanete Cristo Viana, FICS

Mestranda em Ciências da Educação. Instituição: Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Simone Reineher Vidor, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Thais Isabel Pilatti Pasin, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Publicado

2025-07-16

Cómo citar

Santos, S. M. A. V., Neuburger, N., Barpi, R. P., Savaris, R. B., Viana, S. C., Vidor, S. R., & Pasin, T. I. P. (2025). FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS VOLTADAS AO ATENDIMENTO DA DIVERSIDADE EM SALA DE AULA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2005–2014. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20407