FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS VOLTADAS AO ATENDIMENTO DA DIVERSIDADE EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20407Palabras clave:
Formação docente. Educação inclusiva. Prática pedagógica. Diversidade. Escola.Resumen
A formação de professores para atuar com diversidade é um dos principais pilares para a consolidação da educação inclusiva como direito de todos. No entanto, a distância entre a formação ofertada nos cursos de licenciatura e os desafios reais da prática pedagógica ainda compromete a construção de práticas acessíveis, acolhedoras e comprometidas com a equidade. Esta pesquisa analisa os limites e as possibilidades da formação docente na perspectiva da inclusão, considerando as condições concretas da sala de aula e a complexidade da diversidade escolar. Com base em uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, foram utilizados como referenciais os trabalhos de Mantoan (2015), Carvalho (2021), Souza e Buiatti (2020), Marcondes e Pereira (2023), Oliveira e Trentin (2024), Lopes (2024) e Silva et al. (2023), seguindo os critérios metodológicos de Siena et al. (2024) e Almeida (2021). Os dados demonstram que a efetividade da inclusão escolar depende de processos formativos que promovam escuta, reflexão crítica e reelaboração da prática. A pesquisa conclui que a formação docente precisa ser contínua, situada e articulada ao cotidiano das escolas, a fim de romper com a lógica da improvisação e promover um ensino que reconheça, acolha e valorize a pluralidade dos sujeitos escolares.
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