O PROFESSOR EM FOCO: INOVAÇÃO E NOVAS DEMANDAS EDUCACIONAIS

Autores/as

  • Arthur Coradini Pin Must University
  • Keyla Bronelle Castelan FAVENI
  • Beatriz Hortência Cecon Novo Boeque Instituto Federal do Espírito Santo
  • Jéssica Pianissolla Dalfior FAVENI
  • Luana de Fátima Vicente da Silva Faculdade Unimais
  • Mariluse  Alledi de Souza Universidade Castelo Branco
  • Sílvia Stahorzky Pacheco FAVENI
  • Suellen de Deus Costa Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20381

Palabras clave:

Tecnologias emergentes. Professor. Práticas pedagógicas. Ensino híbrido. Formação docente.

Resumen

Este estudo abordou as tendências educacionais e o papel do professor na era digital, destacando como as tecnologias emergentes têm reconfigurado as práticas pedagógicas. O problema de pesquisa investigou como essas tecnologias transformam as práticas docentes e como o papel do professor se adapta a essas novas demandas educacionais. O objetivo geral foi analisar como as tecnologias emergentes redefinem o papel do educador e suas estratégias pedagógicas no contexto escolar. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, baseada em revisão de literatura especializada sobre as transformações no ensino e as tecnologias aplicadas à educação. O desenvolvimento do estudo evidenciou que as TICs oferecem oportunidades de personalização do ensino, com a utilização de metodologias ativas como ensino híbrido e gamificação, além de permitir o acompanhamento preciso do desempenho dos alunos. Contudo, o estudo também apontou os desafios relacionados à formação contínua dos docentes e à infraestrutura tecnológica das escolas. Nas considerações finais, concluiu-se que, embora as tecnologias emergentes tragam benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, a adaptação das escolas e dos professores ainda é um processo em curso, sendo necessário um acompanhamento constante das mudanças e um apoio contínuo aos educadores. Foram sugeridos estudos complementares para investigar o impacto dessas inovações no longo prazo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Arthur Coradini Pin, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação. Must. University – USA.

Keyla Bronelle Castelan, FAVENI

Pós-Graduação em Formação de Docentes: Educação Infantil, Alfabetização e Educação Especial. Faculdade Venda Nova do Imigrante- Faveni.

Beatriz Hortência Cecon Novo Boeque, Instituto Federal do Espírito Santo

Pós-Graduação em Educação Especial Inclusiva. Instituto Federal do Espírito Santo.

Jéssica Pianissolla Dalfior, FAVENI

Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Matemática, Faculdade Venda Nova do Imigrante- Faveni.

Luana de Fátima Vicente da Silva, Faculdade Unimais

Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva. Faculdade Unimais(faculdade Educamais).

Mariluse  Alledi de Souza, Universidade Castelo Branco

Pós-Graduação em Gestão Integradora. Universidade Castelo Branco.

Sílvia Stahorzky Pacheco, FAVENI

Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Faculdade Venda Nova do Imigrante- Faveni.

Suellen de Deus Costa, Universidade Federal do Piauí

Pós-Graduação em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino |Fundamental. Universidade Federal do Piauí.

Publicado

2025-07-15

Cómo citar

Pin, A. C., Castelan, K. B., Boeque, B. H. C. N., Dalfior, J. P., Silva, L. de F. V. da, Souza, M. A. de, … Costa, S. de D. (2025). O PROFESSOR EM FOCO: INOVAÇÃO E NOVAS DEMANDAS EDUCACIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1818–1825. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20381