TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO MEDIADORAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20365Palabras clave:
Tecnologias Digitais. Ensino-Aprendizagem. Mediação Pedagógica. Cultura Digital. Escola Pública.Resumen
Esta pesquisa analisa o uso das tecnologias digitais como mediadoras no processo de ensino-aprendizagem, com foco em sua integração à prática pedagógica e à construção de uma cultura escolar crítica e inovadora. Com base em uma abordagem qualitativa e fundamentada em revisão bibliográfica, discute-se a relação entre mediação docente, cultura digital e desenvolvimento de competências educacionais. Os resultados indicam que, quando articuladas a metodologias ativas e projetos pedagógicos intencionais, as tecnologias digitais contribuem para a autoria, o engajamento e a aprendizagem significativa dos estudantes. As plataformas educacionais, os recursos colaborativos e as práticas interativas transformam os espaços escolares em ambientes conectados, dialógicos e formativos. A pesquisa aponta, ainda, os desafios relacionados à infraestrutura, formação docente e cultura institucional, ressaltando que a mediação tecnológica requer condições objetivas, planejamento pedagógico e compromisso ético com a formação humana. Conclui-se que a integração crítica das tecnologias no ensino amplia as possibilidades educativas da escola pública e favorece a construção de uma educação digital democrática, inclusiva e socialmente relevante.
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