TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO MEDIADORAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Edileuza Gomes de Souza FICS
  • Alessandra Reis da Silveira Borges Must University
  • Ariani Delôr Silva Must University
  • Elis Gomes Must University
  • Fernanda Cibien Taquini FICS
  • Maria Gabriela Pereira da Silva Must University
  • Patricia Aparecida Martins Monteiro FICS
  • Roberto Carlos Cipriani FICS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20365

Palabras clave:

Tecnologias Digitais. Ensino-Aprendizagem. Mediação Pedagógica. Cultura Digital. Escola Pública.

Resumen

Esta pesquisa analisa o uso das tecnologias digitais como mediadoras no processo de ensino-aprendizagem, com foco em sua integração à prática pedagógica e à construção de uma cultura escolar crítica e inovadora. Com base em uma abordagem qualitativa e fundamentada em revisão bibliográfica, discute-se a relação entre mediação docente, cultura digital e desenvolvimento de competências educacionais. Os resultados indicam que, quando articuladas a metodologias ativas e projetos pedagógicos intencionais, as tecnologias digitais contribuem para a autoria, o engajamento e a aprendizagem significativa dos estudantes. As plataformas educacionais, os recursos colaborativos e as práticas interativas transformam os espaços escolares em ambientes conectados, dialógicos e formativos. A pesquisa aponta, ainda, os desafios relacionados à infraestrutura, formação docente e cultura institucional, ressaltando que a mediação tecnológica requer condições objetivas, planejamento pedagógico e compromisso ético com a formação humana. Conclui-se que a integração crítica das tecnologias no ensino amplia as possibilidades educativas da escola pública e favorece a construção de uma educação digital democrática, inclusiva e socialmente relevante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edileuza Gomes de Souza, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Alessandra Reis da Silveira Borges, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Ariani Delôr Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Elis Gomes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Fernanda Cibien Taquini, FICS

Mestranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Maria Gabriela Pereira da Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Patricia Aparecida Martins Monteiro, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Roberto Carlos Cipriani, FICS

Doutorando em Ciências da Educação. Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Publicado

2025-07-14

Cómo citar

Souza, E. G. de, Borges, A. R. da S., Silva, A. D., Gomes, E., Taquini, F. C., Silva, M. G. P. da, … Cipriani, R. C. (2025). TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO MEDIADORAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1541–1549. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20365