DESCONSTRUINDO O MITO DO ALUNO MULTITAREFA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20363Palabras clave:
Tecnologias digitais. Multitarefa. Concentração. Educação. Aprendizagem.Resumen
O presente estudo abordou o impacto das tecnologias digitais na concentração dos alunos e a relação com o mito da multitarefa, no contexto educacional contemporâneo. A pesquisa teve como problema central a questão de como as ferramentas digitais, utilizadas no ambiente escolar, influenciam a capacidade de concentração dos alunos e afetam o processo de aprendizagem. O objetivo foi investigar como a inserção dessas tecnologias interfere na eficiência cognitiva dos estudantes, considerando a ideia de multitarefa. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica, com a análise de obras e artigos acadêmicos sobre o tema. O desenvolvimento do estudo discutiu os efeitos negativos da dispersão digital, evidenciando que o uso simultâneo de múltiplas tecnologias pode prejudicar a retenção e a reflexão profunda sobre os conteúdos. Concluiu-se que, apesar das vantagens pedagógicas das ferramentas digitais, a ausência de uma mediação adequada pode levar à redução da concentração dos alunos, comprometendo a aprendizagem. As considerações finais apontaram a necessidade de pesquisas sobre estratégias pedagógicas que integrem as tecnologias de forma equilibrada e eficaz. Assim, a pesquisa contribuiu para a reflexão sobre o impacto das tecnologias na educação e destacou a importância da formação docente e da gestão consciente do uso digital no ambiente escolar.
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