DESCONSTRUINDO O MITO DO ALUNO MULTITAREFA

Autores/as

  • Sérgio Henrique Barros Corrêa FICS
  • Elisângela Javarini Must University
  • Loyd Nunes Vieira Soares Must University
  • Luciana Caetano Ferreira Bueno Must University
  • Luciana Marques Fontes Must University
  • Suely Vieira de Oliveira Durão Must University
  • Symone Nunes Bandeira Must University
  • Tamires Conceição da Silva dos Santos Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20363

Palabras clave:

Tecnologias digitais. Multitarefa. Concentração. Educação. Aprendizagem.

Resumen

O presente estudo abordou o impacto das tecnologias digitais na concentração dos alunos e a relação com o mito da multitarefa, no contexto educacional contemporâneo. A pesquisa teve como problema central a questão de como as ferramentas digitais, utilizadas no ambiente escolar, influenciam a capacidade de concentração dos alunos e afetam o processo de aprendizagem. O objetivo foi investigar como a inserção dessas tecnologias interfere na eficiência cognitiva dos estudantes, considerando a ideia de multitarefa. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica, com a análise de obras e artigos acadêmicos sobre o tema. O desenvolvimento do estudo discutiu os efeitos negativos da dispersão digital, evidenciando que o uso simultâneo de múltiplas tecnologias pode prejudicar a retenção e a reflexão profunda sobre os conteúdos. Concluiu-se que, apesar das vantagens pedagógicas das ferramentas digitais, a ausência de uma mediação adequada pode levar à redução da concentração dos alunos, comprometendo a aprendizagem. As considerações finais apontaram a necessidade de pesquisas sobre estratégias pedagógicas que integrem as tecnologias de forma equilibrada e eficaz. Assim, a pesquisa contribuiu para a reflexão sobre o impacto das tecnologias na educação e destacou a importância da formação docente e da gestão consciente do uso digital no ambiente escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sérgio Henrique Barros Corrêa, FICS

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Elisângela Javarini, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Loyd Nunes Vieira Soares, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Luciana Caetano Ferreira Bueno, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Luciana Marques Fontes, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Suely Vieira de Oliveira Durão, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Symone Nunes Bandeira, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Tamires Conceição da Silva dos Santos, Must University

Mestranda em Educação. Universidad Leonardo Da Vinci (ULDV).

Publicado

2025-07-14

Cómo citar

Corrêa, S. H. B., Javarini, E., Soares, L. N. V., Bueno, L. C. F., Fontes, L. M., Durão, S. V. de O., … Santos, T. C. da S. dos. (2025). DESCONSTRUINDO O MITO DO ALUNO MULTITAREFA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1603–1611. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20363