TECNOLOGIA EDUCACIONAL ALIADA AO FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20319Palabras clave:
Neurociência. Tecnologias educacionais. Atenção. Aprendizado. Educação digital.Resumen
Este estudo investigou como os estímulos proporcionados pelas tecnologias educacionais influenciam a atenção dos alunos e, consequentemente, o processo de ensino e aprendizagem. A pergunta central da pesquisa foi: como os estímulos tecnológicos afetam a atenção dos alunos e o impacto no aprendizado? O objetivo geral foi analisar como esses estímulos influenciam a atenção dos estudantes e fornecer diretrizes para o uso eficaz dessas tecnologias no ambiente educacional. A pesquisa adotou uma abordagem bibliográfica, baseada na revisão de literatura científica existente sobre o impacto das tecnologias no cérebro e na educação. O desenvolvimento abordou a atenção como processo cognitivo fundamental, analisando o uso de tecnologias como blogs e storytelling digital. Foi evidenciado que, quando bem implementadas, as tecnologias educacionais podem potencializar a atenção e o engajamento dos alunos, melhorando o aprendizado. No entanto, também se observou que o uso inadequado pode causar distração e sobrecarga cognitiva. As considerações finais destacaram a necessidade de um uso equilibrado das tecnologias, com o cuidado de não comprometer a atenção dos alunos. Além disso, sugeriu-se que futuras pesquisas investiguem os efeitos de outras funções cognitivas, como a memória e a motivação, em resposta aos estímulos tecnológicos.
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