TECNOLOGIA EDUCACIONAL ALIADA AO FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO

Autores/as

  • Jones Pereira de Oliveira FICS
  • Gabriela Venâncio de Sousa Marques Must University
  • Geusa Alves da Silva Must University
  • Gleibiane Sousa Marques Must University
  • Heleuza Alves Silva Must University
  • Liliane Costa Ramos Neves Must University
  • Maria Vera Lúcia de Oliveira Must University
  • Siméia de Morais Brito Sul Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20319

Palabras clave:

Neurociência. Tecnologias educacionais. Atenção. Aprendizado. Educação digital.

Resumen

Este estudo investigou como os estímulos proporcionados pelas tecnologias educacionais influenciam a atenção dos alunos e, consequentemente, o processo de ensino e aprendizagem. A pergunta central da pesquisa foi: como os estímulos tecnológicos afetam a atenção dos alunos e o impacto no aprendizado? O objetivo geral foi analisar como esses estímulos influenciam a atenção dos estudantes e fornecer diretrizes para o uso eficaz dessas tecnologias no ambiente educacional. A pesquisa adotou uma abordagem bibliográfica, baseada na revisão de literatura científica existente sobre o impacto das tecnologias no cérebro e na educação. O desenvolvimento abordou a atenção como processo cognitivo fundamental, analisando o uso de tecnologias como blogs e storytelling digital. Foi evidenciado que, quando bem implementadas, as tecnologias educacionais podem potencializar a atenção e o engajamento dos alunos, melhorando o aprendizado. No entanto, também se observou que o uso inadequado pode causar distração e sobrecarga cognitiva. As considerações finais destacaram a necessidade de um uso equilibrado das tecnologias, com o cuidado de não comprometer a atenção dos alunos. Além disso, sugeriu-se que futuras pesquisas investiguem os efeitos de outras funções cognitivas, como a memória e a motivação, em resposta aos estímulos tecnológicos.

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Biografía del autor/a

Jones Pereira de Oliveira, FICS

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Gabriela Venâncio de Sousa Marques, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST)

Geusa Alves da Silva, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST)

Gleibiane Sousa Marques, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST)

Heleuza Alves Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST)

Liliane Costa Ramos Neves, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST)

Maria Vera Lúcia de Oliveira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST)

Siméia de Morais Brito Sul, Must University

Mestranda em Tecnologia Emergentes em Educação. Must University (MUST)

Publicado

2025-07-08

Cómo citar

Oliveira, J. P. de, Marques, G. V. de S., Silva, G. A. da, Marques, G. S., Silva, H. A., Neves, L. C. R., … Sul, S. de M. B. (2025). TECNOLOGIA EDUCACIONAL ALIADA AO FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 932–939. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20319