EJA: CAMINHOS INTERROMPIDOS E POSSIBILIDADES DE RECONSTRUÇÃO

Autores/as

  • Antonia Marai Paulina Barbosa SEDUC/GO
  • Shirley Karla da Silva SEDUC/GO
  • Josidelia Barbosa Ramos da Silva SEDUC/GO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v1i2.20303

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos. Políticas educacionais. Inclusão social. Currículo. Pedagogia freiriana.

Resumen

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) constitui o foco central deste artigo, que analisa sua trajetória histórica, desafios estruturais e possibilidades de consolidação como política pública no Brasil. O estudo teve como objetivo identificar os principais entraves à efetivação de uma EJA inclusiva, qualificada e sustentável. A metodologia adotada baseou-se em revisão bibliográfica crítica de caráter qualitativo, com análise de produções acadêmicas publicadas bases como: Google Acadêmico, SciELO e CAPES. Os resultados evidenciaram que a EJA enfrenta elevada evasão escolar, precarização das condições pedagógicas e curriculares, formação docente inadequada e invisibilidade das questões étnico-raciais. Além disso, constatou-se o distanciamento entre as propostas legais e a realidade das práticas escolares, o que compromete o vínculo dos sujeitos com a escola. Constatou-se, entretanto, a existência de experiências pedagógicas exitosas, fundamentadas nos princípios freirianos de diálogo, escuta e emancipação, que apontam caminhos viáveis para uma EJA transformadora. Conclui-se que a superação dos desafios requer investimento político, valorização dos educandos como sujeitos históricos e reestruturação curricular voltada à promoção da justiça social, reafirmando a EJA como direito humano e componente estratégico do sistema educacional brasileiro.

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Biografía del autor/a

Antonia Marai Paulina Barbosa, SEDUC/GO

 

 

 

 

 

 

Shirley Karla da Silva, SEDUC/GO

Mestrado em Educação pela Universidade Leonardo da Vinci. Graduação em Pedagogia Universidade Estadual de Goiás – UEG. Professora SEDUC/GO.

Josidelia Barbosa Ramos da Silva, SEDUC/GO

Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Campo Grande; Graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás – UEG. Professora SEDUC/GO.

Publicado

2023-03-28

Cómo citar

Barbosa, A. M. P., Silva, S. K. da, & Silva, J. B. R. da. (2023). EJA: CAMINHOS INTERROMPIDOS E POSSIBILIDADES DE RECONSTRUÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 570–582. https://doi.org/10.51891/rease.v1i2.20303