EJA: CAMINHOS INTERROMPIDOS E POSSIBILIDADES DE RECONSTRUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v1i2.20303Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos. Políticas educacionais. Inclusão social. Currículo. Pedagogia freiriana.Resumen
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) constitui o foco central deste artigo, que analisa sua trajetória histórica, desafios estruturais e possibilidades de consolidação como política pública no Brasil. O estudo teve como objetivo identificar os principais entraves à efetivação de uma EJA inclusiva, qualificada e sustentável. A metodologia adotada baseou-se em revisão bibliográfica crítica de caráter qualitativo, com análise de produções acadêmicas publicadas bases como: Google Acadêmico, SciELO e CAPES. Os resultados evidenciaram que a EJA enfrenta elevada evasão escolar, precarização das condições pedagógicas e curriculares, formação docente inadequada e invisibilidade das questões étnico-raciais. Além disso, constatou-se o distanciamento entre as propostas legais e a realidade das práticas escolares, o que compromete o vínculo dos sujeitos com a escola. Constatou-se, entretanto, a existência de experiências pedagógicas exitosas, fundamentadas nos princípios freirianos de diálogo, escuta e emancipação, que apontam caminhos viáveis para uma EJA transformadora. Conclui-se que a superação dos desafios requer investimento político, valorização dos educandos como sujeitos históricos e reestruturação curricular voltada à promoção da justiça social, reafirmando a EJA como direito humano e componente estratégico do sistema educacional brasileiro.
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