MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20187Palabras clave:
Mediação pedagógica. Ensino a Distância. Tutor. Tecnologias educacionais. Formação docente.Resumen
Este estudo investigou o papel da mediação pedagógica no Ensino a Distância (EAD), com foco no tutor como facilitador entre o conteúdo e os alunos. A questão central abordou como a mediação pedagógica impacta a aprendizagem dos estudantes, considerando o papel ativo do tutor nesse processo. O objetivo geral foi analisar a importância da atuação do tutor na mediação pedagógica, destacando suas responsabilidades e desafios. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, baseando-se em uma revisão da literatura existente sobre o tema. O desenvolvimento abordou a função do tutor, a importância da capacitação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas no EAD. As considerações finais destacaram que a mediação pedagógica é essencial para o sucesso da aprendizagem no EAD, ressaltando a necessidade de formação contínua dos tutores e a importância da utilização de tecnologias educacionais para promover uma aprendizagem interativa e personalizada. Além disso, foram sugeridas novas áreas de pesquisa, como a análise empírica dos impactos da mediação pedagógica no desempenho dos alunos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY