A IMPORTÂNCIA DA AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores/as

  • Carolina de Arsolino Almeida
  • Ludmila Amitrano Mannarino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2015

Palabras clave:

Aula prática. Docente. Sala de aula. Experimentos.

Resumen

O processo educativo acontece através da interação do discente com o meio em que ele está inserido, através de desafios que agucem a curiosidade do aluno, assim promovendo a aprendizagem. O ensino de ciências abrange diversos conceitos de difícil compreensão, fazendo com o que esta metodologia de aula seja facilitadora. De acordo com a proposta do Parâmetro Curricular Nacional (PCN - BRASIL, 2000) a prática dos experimentos na aula de Ciências serve como metodologia entre o aprendizado teórico x prático a fim de dar continuidade na formação deste aluno. Muitos alunos esquecem o verdadeiro sentido e objetivo das aulas práticas e dos experimentos, comportando-se como se estivessem em um ‘’parque de diversões’’. De acordo com Ronqui et.al (2009), a aula prática tem como função primordial, estimular a curiosidade científica dos alunos. Este ensino pode e deve ser trazido também para o ambiente da sala de aula, pois proporciona diversas situações nas quais os alunos irão poder se portar como verdadeiros cientistas.

Biografía del autor/a

Carolina de Arsolino Almeida

carolarsolino@live.com

Publicado

2021-08-31

Cómo citar

Almeida , C. de A. ., & Mannarino, L. A. . (2021). A IMPORTÂNCIA DA AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 787– 799. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2015