A IMPORTÂNCIA DA AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2015Keywords:
Aula prática. Docente. Sala de aula. Experimentos.Abstract
O processo educativo acontece através da interação do discente com o meio em que ele está inserido, através de desafios que agucem a curiosidade do aluno, assim promovendo a aprendizagem. O ensino de ciências abrange diversos conceitos de difícil compreensão, fazendo com o que esta metodologia de aula seja facilitadora. De acordo com a proposta do Parâmetro Curricular Nacional (PCN - BRASIL, 2000) a prática dos experimentos na aula de Ciências serve como metodologia entre o aprendizado teórico x prático a fim de dar continuidade na formação deste aluno. Muitos alunos esquecem o verdadeiro sentido e objetivo das aulas práticas e dos experimentos, comportando-se como se estivessem em um ‘’parque de diversões’’. De acordo com Ronqui et.al (2009), a aula prática tem como função primordial, estimular a curiosidade científica dos alunos. Este ensino pode e deve ser trazido também para o ambiente da sala de aula, pois proporciona diversas situações nas quais os alunos irão poder se portar como verdadeiros cientistas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Atribuição CC BY