EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DOS CURRÍCULOS ALINHADOS À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20130Palabras clave:
BNCC. Currículo. Educação. Interdisciplinaridade. Autonomia. Formação Integral.Resumen
Este paper tem como objetivo realizar uma análise bibliográfica para explorar as potencialidades dos currículos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto da educação brasileira. O estudo adota uma abordagem qualitativa de pesquisa bibliográfica, buscando referências teóricas relevantes sobre a BNCC e currículos em diferentes fontes, como documentos oficiais, trabalhos acadêmicos e autores renomados. A partir dessa revisão da literatura, o paper discute as características dos currículos em conformidade com a BNCC, destacando a importância da contextualização, diversidade regional, interdisciplinaridade, cidadania e formação integral dos estudantes. Além disso, são exploradas as potencialidades desses currículos, tais como o estímulo à autonomia dos estudantes, a promoção de uma educação crítica e reflexiva, o engajamento com questões sociais e ambientais, e a adequação aos desafios da sociedade contemporânea. Com base nessas análises, o paper contribui para a compreensão dos currículos alinhados à BNCC e sua relevância na construção de uma educação mais significativa e alinhada com as necessidades da sociedade atual.
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