EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DOS CURRÍCULOS ALINHADOS À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Autores/as

  • Francisco das Chagas da Silva Nelço Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Adriana Braun Dias Must University
  • Andreza de Oliveira Franco Santos Universidade Estadual da Paraíba
  • Elder da Silva Barone Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Elizete Morgana da Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Marcele Daré Zampirolli Must University
  • Sirleide Sofia Dourado Must University
  • Thiara Martins Vieira Mendes Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20130

Palabras clave:

BNCC. Currículo. Educação. Interdisciplinaridade. Autonomia. Formação Integral.

Resumen

Este paper tem como objetivo realizar uma análise bibliográfica para explorar as potencialidades dos currículos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto da educação brasileira. O estudo adota uma abordagem qualitativa de pesquisa bibliográfica, buscando referências teóricas relevantes sobre a BNCC e currículos em diferentes fontes, como documentos oficiais, trabalhos acadêmicos e autores renomados. A partir dessa revisão da literatura, o paper discute as características dos currículos em conformidade com a BNCC, destacando a importância da contextualização, diversidade regional, interdisciplinaridade, cidadania e formação integral dos estudantes. Além disso, são exploradas as potencialidades desses currículos, tais como o estímulo à autonomia dos estudantes, a promoção de uma educação crítica e reflexiva, o engajamento com questões sociais e ambientais, e a adequação aos desafios da sociedade contemporânea. Com base nessas análises, o paper contribui para a compreensão dos currículos alinhados à BNCC e sua relevância na construção de uma educação mais significativa e alinhada com as necessidades da sociedade atual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco das Chagas da Silva Nelço, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Adriana Braun Dias, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Andreza de Oliveira Franco Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Mestranda em Letras. Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

.

Elder da Silva Barone, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestrando em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Elizete Morgana da Silva, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Marcele Daré Zampirolli, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Sirleide Sofia Dourado, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Thiara Martins Vieira Mendes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Publicado

2025-06-24

Cómo citar

Nelço, F. das C. da S., Dias, A. B., Santos, A. de O. F., Barone, E. da S., Silva, E. M. da, Zampirolli, M. D., … Mendes, T. M. V. (2025). EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DOS CURRÍCULOS ALINHADOS À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 4523–4530. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20130