OS CUIDADOS DA ENFERMAGEM JUNTO AO TRANSTORNO DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Autores/as

  • Geneilda Cruz dos Santos Faculdade JK
  • Kely Cristina de Lima Faculdade JK
  • Pollyana Leite Mileski Faculdade JK

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20082

Resumen

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é marcado por inquietação, impulsividade, desatenção e hiperatividade. E é aceito como uma desordem neurobiológica com um forte componente genético e geralmente se manifesta na infância pela primeira vez, podendo continuar até a pessoa já estar adulta. A atuação da enfermagem fundamentada em princípios científicos e éticos são primordiais para assegurar cuidados integral considerando as dimensões emocionais, físicas e sociais do TDAH. Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar os cuidados de enfermagem à pessoa com TDAH. O presente estudo aborda uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e de natureza descritiva. Foram utilizados artigos científicos extraídos de sítios da internet, no período de 2019 a 2025, pesquisados por meio da ferramenta de busca “Google acadêmico (Scholar)” e “Scielo”. Portanto, as ações de enfermagem como as práticas humanizadas, escuta ativa eficiente, planejamento e implementação de estratégias, colaboram de maneira positiva na qualidade de vida da pessoa com TDAH, concedendo bem-estar físico e psíquico; indicações sobre o tratamento; acompanhamento com a equipe multiprofissional; avaliações meticulosas e a elaboração do plano de cuidado, pois, cada pessoa apresenta suas características próprias.

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Biografía del autor/a

Geneilda Cruz dos Santos, Faculdade JK

Estudante de enfermagem na Faculdade Juscelino Kubitschek- Faculdade JK.

Kely Cristina de Lima, Faculdade JK

Estudante de enfermagem na Faculdade Juscelino Kubitschek- Faculdade JK.

Pollyana Leite Mileski, Faculdade JK

Estudante de enfermagem na Faculdade Juscelino Kubitschek- Faculdade JK.

Publicado

2025-08-01

Cómo citar

Santos, G. C. dos, Lima, K. C. de, & Mileski, P. L. (2025). OS CUIDADOS DA ENFERMAGEM JUNTO AO TRANSTORNO DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 48–64. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20082