CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL ENUNCIADOS EM PERIÓDICOS NO PERÍODO DE 2015-2019

Autores/as

  • Jamyla de Aguiar Frota Faculdade Ieducare

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1999

Palabras clave:

Jogos e brincadeiras. Atividades lúdicas. Processo Ensino-Aprendizagem.

Resumen

Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em estudos sobre concepções de ludicidade trabalhados na Educação Infantil, enunciados em artigos publicados em periódicos entre os anos 2015 e 2019. Tem como objetivo geral investigar os enunciados sobre ludicidade na educação infantil nos últimos 5 anos. A pesquisa trata-se de um estudo de caráter qualitativo do tipo pesquisa bibliográfica. Os artigos foram selecionados na plataforma de Periódicos da CAPES, por meio de processo de leituras e análises. A cada dia cresce este resgate dos jogos e brincadeiras como ações de cunho pedagógico, auxiliando de forma contextualizada no repasse de conteúdos e fortalecendo os valores e princípios nos alunos como solidariedade, cooperação mútua e respeito entre os colegas, incentivando competições saudáveis que tem por meta formar pessoas que aprendam em um ambiente mais criativo e propício à aprendizagem. Não é uma tarefa fácil conciliar os momentos lúdicos sem que se tornem vazios de significação para os alunos. São ações que devem ser muito bem planejadas para que não virem apenas momentos de lazer, desconectados do ato de aprender. Este desafio colocado aos professores, quando bem estruturado, traz benefícios positivos e uma forma mais libertadora de educação.

Biografía del autor/a

Jamyla de Aguiar Frota, Faculdade Ieducare

Graduada pelo Curso de Pedagogia pela Faculdade Ieducare - FIED. E-mail: jamyla_cdd@yahoo.com.br

Publicado

2021-08-31

Cómo citar

Frota, J. de A. . (2021). CONCEPÇÕES DE LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL ENUNCIADOS EM PERIÓDICOS NO PERÍODO DE 2015-2019. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 687–705. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1999