O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA DOCENTE

Autores/as

  • Joelson Miranda Ferreira FICS
  • André José dos Santos Universidad Nacional Del Este
  • Bruno Pires Sombra Universidade Estadual do Ceará
  • Islandia Maria Rodrigues Silva FIOCRUZ
  • Renato Rodrigues da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • José Luis dos Santos Universidad Nacional Del Este
  • Maria da Conceição Lima da Silva Universidad de la Integración de las Américas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19882

Palabras clave:

Inclusão.Tecnologias.Recursos Adaptados.

Resumen

O uso de Tecnologias Assistivas (TAs) no Atendimento Educacional Especializado (AEE) representa uma estratégia essencial para garantir a inclusão e o pleno desenvolvimento dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Essas tecnologias compreendem recursos, serviços e ferramentas que favorecem a comunicação, mobilidade, aprendizagem e autonomia dos educandos, promovendo sua participação ativa no processo escolar. Contudo, sua implementação na prática docente ainda enfrenta diversos desafios, como a falta de formação continuada dos professores, a carência de equipamentos adequados nas instituições de ensino, a ausência de políticas públicas eficazes e a dificuldade de articulação entre o ensino regular e o AEE. Muitos docentes relatam insegurança ao utilizar as tecnologias assistivas, especialmente quando não recebem suporte técnico ou pedagógico para tal finalidade. Apesar desses obstáculos, a presença das TAs também revela inúmeras possibilidades: favorece a adaptação de materiais didáticos, amplia as formas de expressão dos alunos e fortalece a personalização do ensino, respeitando as particularidades de cada sujeito. Para que essas possibilidades se concretizem, é fundamental investir em formação docente crítica e reflexiva, em infraestrutura escolar acessível e em políticas inclusivas que valorizem o AEE como espaço de inovação pedagógica. Assim, o uso das tecnologias assistivas pode deixar de ser um recurso isolado e se tornar parte efetiva de uma educação verdadeiramente inclusiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joelson Miranda Ferreira, FICS

Doutor em Ciências da Educação (FICS), Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação (MUSTUNIVERSITY), Especialista em Gestão Escolar, Especialista em Tutoria em Educação a Distância, Lattes. https://lattes.cnpq.br/9470397824342088.

André José dos Santos, Universidad Nacional Del Este

Mestre em Educação, com Ênfase em Gestão da Educação Superior - Universidad Nacional Del Este - UNE - Paraguay.Secretaria de Educação de Pernambuco.Campus Km 8 Acaray, Calle Universidad Nacional del Este y Rca. del Paraguay, Barrio San Juan Ciudad del Este Alto Paraná – Paraguay ,Lattes: https://lattes.cnpq.br/4690298802396604.

Bruno Pires Sombra, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Ciências Físicas Aplicadas pela Universidade Estadual do Ceará, Av. Dr. Silas Munguba, 1700 - Campus do Itaperi, Fortaleza, CE, Professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8830451194486054.   

Islandia Maria Rodrigues Silva, FIOCRUZ

Mestre em Epidemiologia em Saúde Pública Instituição: ENSP-FIOCRUZ, R. Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, CEP 21041-210, Lattes: http://lattes.cnpq.br/4370487896972880.

Renato Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais,Av. Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia - Belo Horizonte/MG - CEP 30130-100, Lattes: http://lattes.cnpq.br/9049482480674032.

José Luis dos Santos, Universidad Nacional Del Este

Mestre em Educação, com Ênfase em Gestão da Educação Superior - Universidad Nacional Del Este - UNE - Paraguay.Município do Cabo de Santo Agostinho-PE. del Paraguay, Barrio San Juan Ciudad del Este Alto Paraná – Paraguay,

Maria da Conceição Lima da Silva, Universidad de la Integración de las Américas

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas – UNIDA. Pedagoga na Secretaria Municipal de Educação - Rua Maceió, 2549 – Parque 10 de Novembro, Manaus – AM, Lattes: http://lattes.cnpq.br/2396150037922221.

Publicado

2025-06-17

Cómo citar

Ferreira, J. M., Santos, A. J. dos, Sombra, B. P., Silva, I. M. R., Silva, R. R. da, Santos, J. L. dos, & Silva, M. da C. L. da. (2025). O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 3595–3607. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19882